Você sabe o que é preciso para ser doador de sangue?



A campanha Junho Vermelho tem por objetivo conscientizar e estimular a doação de sangue, uma prática segura e solidária que pode salvar até quatro vidas, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas você sabe tudo o que é preciso para ser um doador? Se tem dúvidas, vem que a gente explica:


Causa danos à saúde?

Não! Doar não engrossa ou afina o sangue, nem obriga o voluntário a praticar sempre o ato. Além disso, o material utilizado é descartável e o limite coletado é de no máximo 450 ml, o que não prejudica o organismo.


Qualquer um pode doar?

São necessários alguns pré-requisitos, como ter mais de 50 kg, e idade de 16 a 69 anos (lembrando que menores carecem de autorização dos responsáveis).

Porém existem condições impeditivas, entre as quais ter tido hepatite após os 11 anos; problemas no pulmão, coração, rins, fígado ou de coagulação de sangue; diabetes com complicações vasculares ou já ter usado insulina; hepatites B e C, HIV e doenças associadas ao vírus HTLV I e II. 

Mulheres grávidas, lactantes ou em período de pós-parto e pessoas com febre, gripe, resfriado ou anemia recentes devem aguardar.


Onde doar?

Se você preenche os requisitos, entre em contato com a Secretaria de Saúde e descubra como ajudar. O órgão disponibiliza van, em dias e horários programados, para levar doadores aos hemonúcleos que atendem a cidade.

Compartilhe essa ideia!
#bomfimdesemana
Por Daniele Barizon

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem