Secretaria de Saúde alerta para importância de a população fluminense completar o esquema vacinal

Tendência é de aumento dos indicadores precoces, mas com pedidos de leitos em patamares baixos

A 4ª edição do Panorama Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra um cenário com tendência de crescimento dos indicadores precoces da covid-19, mas com solicitações de leitos ainda em patamares baixos. A análise considera os dados registrados na semana de 29 de maio a 5 de junho.

"Estamos observando um aumento nos indicadores da covid-19 no estado. Por isso, convocamos a população para que retorne aos postos para completar o esquema vacinal. Quem ainda não tomou a primeira dose ou as doses de reforço deve fazer isso o quanto antes. As vacinas são seguras e a forma mais eficaz que temos para evitar casos graves e óbitos pela covid-19", alerta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento do estado (UPAs) aumentaram 14% em relação à semana anterior.

Na semana de 22 a 28 de maio, a média diária de atendimentos foi de 428, sendo 263 pediátricos. Já entre os dias 29 de maio a 5 de junho, a média foi de 489 atendimentos, sendo 256 de pediatria.

A taxa de positividade de antígeno continua em tendência de crescimento. Na última semana, foram realizados em média 10 mil testes por dia, sendo a positividade de 28%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média mil exames por dia, com positividade de 23%.

Partindo de um patamar muito baixo, de duas a três solicitações de leitos por dia, esse indicador apresentou um aumento relativo, mas em números absolutos ainda baixo.

A média diária de solicitações de leito para covid-19 na semana de 29 de maio a 5 de junho foi de 13 para UTI e 12 de enfermaria. No mesmo período, a média diária de pessoas aguardando leito covid-19 foi de 17 para UTI e 14 para enfermaria.

A SES acionou o plano de contingência da covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 10 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz). A ação pode ser estendida a outras unidades, de acordo com a demanda.

O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

No dia 3 de junho, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para covid-19 no estado.

O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

Cerca de 450 mil testes de antígeno estão sendo distribuídos aos municípios que solicitarem. A medida tem como objetivo tornar o diagnóstico acessível a todos que procurarem os serviços de saúde pública e manter o monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado.

Além disso, a realização do exame permite que, nos casos confirmados, as medidas de contenção sejam adotadas, evitando a transmissão da doença.

Para demais informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, a população poderá continuar acessando ao Painel de Monitoramento da Covid-19: https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html.

Ascom Segov
Imagem: Taxa de positividade de antígeno continua em tendência de crescimento, sendo a positividade de 28% (Moskow)wfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem