Objetivo é garantir cobertura vacinal, além de ampliar imunização da população
As 23 Unidades Básicas de Saúde e de Estratégia de Saúde da Família de Vassouras intensificaram, a partir desta terça-feira (21), as ações de vacinação no município.
O objetivo é orientar a população sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação, bem como cumprir a meta de imunização prevista pelo Ministério da Saúde.
As unidades passaram a ofertar ainda a quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a covid-19, para pessoas com 40 anos ou mais.
"A vacina elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves de doenças, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a vacinação evita entre dois a três milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por isso, precisamos cumprir, com rigor, os calendários de vacinação", ressaltou a secretária municipal de Saúde, Larissa Vieira.
Larissa fez apelo especial para que, além da vacina contra covid-19, a população atenda ao chamado para colocar em dia seis vacinas que seguem com baixa taxa de cobertura: Pentavalente, Pneunomo 10, HPV, Meningite C, Varicela e Hepatite A Pediátrica.
A baixa procura por essa imunização, segundo a secretária, ocorre por diversos fatores, entre eles, o desconhecimento sobre a importância da imunização contra essas doenças.
Disponível
O horário de funcionamento das UBS e ESF é das 8h às 16h (para áreas rurais) e 8h às 17h (para área urbana), de segunda a sexta-feira.Para o reforço contra covid-19 é necessário intervalo de até quatro meses, entre as doses. Para se vacinar deve ser apresentado documento de identificação com foto, além da caderneta de vacinação.
Comunicação PMV
Imagem: Reproduçãofull-width
Postar um comentário