Prefeitura de Três Rios prorroga vacinação contra gripe e sarampo

A Prefeitura de Três Rios prorrogou o prazo da campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo. Agora, os grupos prioritários têm até o dia 26 de junho para se imunizar.

Segundo um levantamento feito pela prefeitura, apenas 36% do público-alvo se vacinou contra a gripe. A procura pelas doses contra o sarampo foi ainda menor: 20%. O objetivo é, nesse prazo de 15 dias, alcançar no mínimo 90% dos grupos prioritários.

Para alcançar a meta, o município tem trabalhado estratégias amparadas na busca ativa dos usuários do grupo prioritário de vacinação, como na estratégia iniciada nesta semana de ir até as escolas da rede pública e privada de ensino e imunizar toda a comunidade escolar.

As crianças só recebem a vacina depois de autorização dos pais/responsáveis. Dessa forma, a secretaria entende que vai aumentar o número de vacinados.

”Dos grupos chamados de 'prioritários, que são os com maiores riscos de adoecimento e agravamento respiratório, os que menos procuraram a vacina contra a influenza são as gestantes, puérperas, caminhoneiros, deficiente físico permanente, professores e trabalhadores de transporte coletivo”, explicou a coordenadora de Imunização de Três Rios, Ariane Pereira Ribeiro Costa.

Do grupo prioritário os que mais compareceram à vacinação foram os idosos com (48,66%); crianças ( 38,42%), pessoas com comorbidade (32,29%) e trabalhadores da Saúde (29,51%).


Locais de vacinação

Setor de Imunização do Posto de Saúde Central, localizado na rua da Maçonaria, das 08h às 15h, é demais Unidades Básicas de Saúde, durante o expediente das Unidades.


Quem pode se vacinar contra a gripe e o sarampo?

Influenza - as crianças de 2 meses até 4 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, caminhoneiros e trabalhadores de transporte, coletivo, rodoviário e trabalhadores portuários.

Sarampo - O público-alvo da campanha contra o sarampo são os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Segundo o Ministério da Saúde, depois de 26 de junho os municípios poderão ampliar a imunização contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto durarem os estoques da vacina. 

Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem