Doenças!!! Será que são as Sete Pragas do Egito?

Será que vamos ter de aguentar sete anos de tantas doenças e viroses nos rondando. Tirando repentinamente o sossego da gente. É muita coisa ruim surgindo inesperadamente, assustando a humanidade.

Tivemos ai a Covid19 - parando totalmente o mundo sem ninguém saber o que fazer; Foram vacinas de vários laboratórios, e ainda mais temos a continuação da vacina da gripe.

Quando se trata de doença, de um modo geral estabelecemos uma relação direta entre as nossas limitações para o desempenho de atividades cotidianas e um mal-estar físico e emocional.

Consequentemente, as nossas concepções sobre saúde assumem uma forte conotação de "ausência" de doença e daqueles traços que lhe são características como sofrimento, a dor, e a morte, entre outros.

A doença pode, então figurar como traço característico do destino. Existe uma dupla variedade de doenças nas quais as condições sócio-econômicas e modificações ambientais exercem forte influência (como a malária, doença de chagas, leishmaniose e hepatite).

Ou ainda, as que obedecem a fatores imunogenéticos (como na diabetes e outros). As doenças também aparecem deflagradas por razões de ordem emocional e existencial.

É por essa dimensão que se deve enfocar o processo saúde e bem estar físico, o bem estar mental e bem estar social são estados de equilíbrio instável.

Dentro dessa visão dinâmica do processo saúde-doença, é bom entender a importância que assumem, em decorrência de processos mais abrangentes na sociedade, o aumento da expectativa de vida, a diminuição da mortalidade e o processo migratório de tantas moléstias que nos assolam.

Em boa medida no Brasil, essas mudanças, no padrão demográfico e no perfil epidemiológico da população decorrem diretamente das transformações da estrutura da sociedade, onde essas transformações são associadas as políticas específicas como saneamento, moradia e de trabalho com dignidade ao ser humano.

Enquanto isso, continuam surgindo novas ameaças de mais doenças que ninguém sabe de onde vêm, ou de onde vieram.

A ciência precisa na verdade de mostrar maiores conhecimentos para proteção da vida e deixar de culpar as espécies naturais. Tudo o que está acontecendo com a nossa saúde, os culpados dizem que sejam os animais.

Vamos deixar de lado as diretivas a esses animais e vamos lembrar de suas brincadeiras; e eles estão inseridos na prática do Tai Chi Chuan, fazendo o bem pelo mundo afora, como a brincadeira de macaco fazendo parte das práticas das artes marciais!

Edgar Antunes
Terapeuta Holístico ( Corporal ) Credenciado
+ Inform. (24) 98844-3377

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem