Seja positivo e otimista

Diversas pesquisas, ao longo dos últimos anos, vêm demonstrando os benefícios do pensamento otimista para a saúde do corpo e da mente.

De acordo com artigo veiculado pelo jornal The New York Times, em 2017, manter a positividade ajuda a combater o estresse, estreitar relacionamentos, melhorar o sistema imunológico e proteger contra a ansiedade e a depressão, além de auxiliar no desenvolvimento de novas competências, atraindo mais opções e oportunidades.

Parece mágico, certo? Mas a ciência explica: a postura otimista gera reações químicas no cérebro, como a liberação de hormônios e a manipulação de neurotransmissores.

É importante esclarecer, no entanto, que não estamos falando daquela positividade tóxica, que mascara e reprime os sentimentos negativos – os quais devemos reconhecer e aceitar.

Neste processo, o equilíbrio é essencial e nossas expectativas precisam estar em consonância com a realidade.

O otimismo na dose certa é aquele que não aliena; que é capaz de ressignificar as experiências, trazendo fé, esperança, resiliência e adaptação às diferentes situações; que nos faz assumir atitudes corretas perante os problemas; que serve de motor a nos conduzir; de mola a nos impulsionar na conquista dos sonhos e objetivos, sem deixar de lado nossos valores fundamentais.

Seja qual for a dificuldade: acredite em você e siga em frente!

#bomfimdesemana
Por Daniele Barizon 
Imagem: Reprodução

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem