Saúde não é Mentira!

O mês de abril, culturalmente, é considerado o mês da Mentira, porque o um jornal sensacionalista chamado de “A Mentira” publicou, em 1.º de abril de 1848, que o imperador Dom Pedro II havia morrido (teria, então 23 anos). D. Pedro II morreu em 1891 com 66 anos de idade.

Mas o mês de abril nos trás grandes verdades em suas datas, ou as datas da palheta da saúde, que elege datas comemorativas e reflexivas sobre algumas práticas relacionadas a saúde!

Dentre elas vamos destacar 03 (três) datas importantes e relacionadas a Educação Física diretamente, são elas: 06/04 - Dia Mundial da Atividade Física; 07/04 - Dia Mundial da Saúde e 2604 - Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

O termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde.

Com o objetivo primordial de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável, em 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030. (Disponível em http://www.who.int/lets-be-active)

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril. A data foi criada em 1950 e é comemorada no mesmo dia da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu em 1948.

O objetivo da data é garantir o melhor nível de saúde para as pessoas em todo o mundo, através da divulgação de temas importantes para a sociedade e que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

O conceito de saúde definido pela OMS é amplo e não se restringe apenas a ausência de enfermidades, sendo: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial serve como alerta para a população sobre os perigos causados pela doença.

A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) conscientiza sobre a hipertensão arterial, considerada uma enfermidade silenciosa, que com o passar dos anos, se não tratada, pode causar danos irreparáveis à saúde e bem estar físico, sendo motivo frequente de causas de morte, como o infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros.

O Profissional de Educação Física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva, mas este profissional deve estar devidamente dentro das suas obrigações legais!

Por isso solicite ao Profissional de Educação Física o seu registro profissional (CREF) no ato das suas atuações para sua maior segurança em sua praticas de saúde! Afinal, Saúde não é Mentira!

Por CREF

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem