Romaria a Paraibuna

As nove Paróquias que formam a Região Pastoral II da Diocese de Valença, nos municípios de Paraíba do Sul, Sapucaia, Três Rios e Levi Gasparian, farão no próximo sábado, dia 28 de maio, a 1ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, em Paraibuna, no município de Levi Gasparian.

Trata-se de uma convocação pastoral do nosso bispo diocesano, Dom Nélson Francelino Ferreira, para celebrar a nossa comunhão diocesana e, também, nossa unidade com toda a Igreja.

A nossa Diocese celebra a Abertura do Triênio em preparação ao seu 1º Centenário de Instituição pelo Papa Pio XI, a 27 de março de 1925 pela Bula Apostólico Officio.

E a Igreja no mundo inteiro celebra (2021-2023) o Sínodo Eclesial, sob o tema: Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.

A escolha da Igreja de Nossa Senhora do Mont Serrat acontece pelo fato de ser o único Santuário de nossa diocese, erigido por Dom Rodolpho das Mercês de Oliveira Penna.

Esta Igreja foi inaugurado em 1869 por Dom Pedro II, na comunidade localizada na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, que veio tornar-se distrito de Paraíba do Sul em 1890.

Em 1938 foi desmembrado de Paraíba do Sul e junto com outros distritos, formaram o novo município de Entre-Rios, chamado mais tarde, em 1943, de Três Rios.

Atualmente, Monte Serrat é distrito de Levy Gasparian, emancipado em 1991.O atual templo é uma construção dos primeiros anos da segunda metade do século XIX, com linhas arquitetônicas de inspiração neogótica.

Em sua beleza arquitetônica com algumas peças decorativas originais abriga a belíssima e original imagem da padroeira, quase em tamanho natural, em estilo barroco e dotada de rica pintura, inclusive a ouro.

Ali, estaremos, pois, em Romaria Diocesana. A expressão “romaria” provém de uma alusão à cidade de Roma, sede da Diocese do Papa, que preside com todos os demais bispos a comunhão da nossa Igreja Católica Apostólica Romana. Como a Roma, se aplica a expressão “romaria” às viagens católicas aos recantos sagrados.

Em todo o Planeta há registros de jornadas significativas: rumo ao Vaticano, localizado em Roma; a Jerusalém, terra de origem do Cristianismo e testemunha da crucificação do Messias; a Santiago de Compostela, recanto no qual estão enterrados os restos mortais do apóstolo Tiago; a Aparecida, aonde foi encontrada a imagem miraculosa de Maria negra, que veio tornar-se a Padroeira do Brasil.

Assim, nós iremos ao Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat para buscar as bênçãos para o nosso ser e agir de cristãos e para a comunhão evangelizadora de nossa igreja diocesana.

OsPe Jefferson Francisco dos Santos e Pe Nicácio Alesso Aiello, que pastoreiam a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Levi Gasparian, acolhem-nos no Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, de Paraibuna, no próximo sábado, para os dois ricos momentos orantes presididos por Dom Nélson e pelos padres das nove paróquias de nossa região pastoral: às 8,30h para o Cenáculo com Adoração ao Santíssimo Sacramento e às 9,30h para a Celebração Eucarística.

Esse riquíssimo tempo orante eucarístico deve ser, também, uma oportunidade para agradecermos os dois padres ali nascidos: Pe Levi da Cruz e Pe Gétero Rangel da Costa Junior.

Que nossa Assembleia Pastoral em unidade com o Sínodo Eclesial ajude as nossas comunidades a encontrar caminhos para uma evangelização inculturada, comprometida e consequente. Nossa Senhora do Monte Serrat, rogai por nós!

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem