Parceria inédita entre escola municipal e Faeterj Três Rios alfabetiza alunos afetados pela pandemia

É fato que a pandemia afetou de alguma forma a vida de todos nós; na área da educação não foi diferente, acirrando ainda mais a desigualdade no processo de ensino-aprendizagem para jovens em condições menos favoráveis do segmento fundamental.

Cientes dessa situação, um grupo formado por pedagogas, professoras e alunos resolveu não aceitar essa situação como fato consumado e implantaram em Três Rios, um projeto que está permitindo alunos com deficiência em leitura e escrita a se reencontrar com o mundo das palavras.

Intitulado “Travessias da Alfabetização”, fruto de uma parceria entre a Faeterj Três Rios, unidade de ensino superior pertencente à Faetec, e o Colégio Municipal Walter Francklin, o projeto auxilia jovens e adolescentes social e emocionalmente vulneráveis a complementar o ciclo de alfabetização rompido pelos anos de pandemia.

O projeto teve início no dia 4 de abril e já conquistou o respeito e admiração de pais e responsáveis que constatam a nítida evolução no aprendizado de seus filhos.

No entanto, a formulação para a implantação começou em fevereiro, após pesquisa de âmbito municipal, sobre a defasagem na leitura e escrita de alunos do 6º ao 9º ano.

Dados que foram confirmados pela orientadora pedagógica do Colégio Municipal Walter Francklin, Larissa Mendonça durante a volta às aulas, a dificuldade dos alunos em interagir.

“Na verdade, ficou nítida a dificuldade quando retornamos presencialmente, o aluno do 6º ano de hoje, que é o nosso foco, é aquele que não conseguiu completar o ciclo de alfabetização de três anos atrás, resquício das dificuldades impostas pelo ensino remoto. Constatado isso, convidei outros profissionais para colocar em prática um projeto que abarcasse toda essa série, cujo total chega a 120 alunos, por ser a mais afetada pela pandemia”, disse Larissa, que desde 2014 é servidora do município.

Uma das profissionais convidadas a fazer parte do projeto foi a coordenadora do curso de Pedagogia da Faeterj Três Rios, Mônica Teixeira, que prontamente convidou outros 25 alunos do curso de Pedagogia da Faetec que se revezam dando aulas duas vezes por semana sem que haja necessidade de os alunos voltarem à escola no contraturno e evitando mais despesa para eles, num acordo feito entre o colégio e os responsáveis.

“Considero esse projeto pioneiro. E fiquei muito feliz quando nossa faculdade recebeu o convite para fazer parte dessa parceria. Além disso, não poderia perder essa oportunidade de os nossos alunos botarem a mão na massa praticando o que aprendem na graduação. O foco principal é recuperar a escrita e a leitura do mundo, para que possa abrir novas janelas de oportunidades para esses estudantes num futuro próximo”, vibra a coordenadora da Faeterj.

Outra que faz parte do projeto é Érika Vargas, professora com experiência de 21 anos na área de alfabetização, que auxiliou nas questões pedagógicas, cuja ideia principal é a do professor como mediador do conhecimento.

De acordo com ela, o método vem dando certo a julgar pelo grau de comprometimento, pela rapidez no aprendizado e pela disciplina dos alunos.

“Essa pandemia deixou prejuízos imensos. Durante o diagnóstico, percebemos que existiam questões que iam muito além do aprendizado. Requeria alguma coisa mais pedagógica. Acredito que por isso, em tão pouco tempo, estamos colhendo frutos. O número de alunos que sempre eram chamados à direção por problema de indisciplina caiu drasticamente, talvez por estarem descobrindo que são capazes de ler e escrever. Por isso, doou o meu tempo a esse projeto”, disse a mestranda em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Por enquanto, o projeto “Travessias da Alfabetização” está concentrado nos alunos do 6º ano, mas há a previsão de o trabalho chegar até o 9º ano.

O que fica como aprendizado é que a soma de forças entre pessoas e instituições pode transformar a vida não apenas de quem aprende, mas principalmente daqueles que ensinam.

Ascom Faetecfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem