Faetec reúne 25 anos de história e lança Museu Virtual sobre educação profissional

Objetivo é mostrar a evolução e a revolução pela qual passou o ensino profissional na Rede Faetec nas últimas décadas

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurou na última segunda-feira (16), o Museu Virtual da Faetec, que pode ser visto no seguinte endereço: https://bit.ly/cemef-mv. O lançamento faz parte das comemorações da 20ª Semana Nacional dos Museus, cujo tema é “O Poder dos Museus”.

O objetivo da exposição é mostrar a importância da Educação Profissional e Tecnológica e como ela faz parte do patrimônio histórico guardado nas diferentes unidades educacionais que atravessaram os séculos XX e XXI, contribuindo na preparação da juventude do Estado do Rio de Janeiro para a vida, cidadania e o trabalho.

O trabalho foi realizado pelo Centro de Memória da Faetec e contou com a colaboração do professor Emmanuel Fraga, responsável pela parte de informática. O Centro compilou 25 anos de história para que todos pudessem ter acesso gratuito.

Por meio de imagens de documentos e objetos, o Museu Virtual vai mostrar as mudanças que refletiram diretamente na educação profissional, como ferramentas, maquinários, utensílios, mobiliário, laboratórios e demais objetos da cultura material escolar.

O acervo conta com material de todas as escolas da Rede incorporadas na sua fundação. Esse conjunto de unidades educacionais, em diversas áreas, congrega o maior acervo escolar histórico específico da formação técnico-profissional do estado.

De acordo com Isabella Gaze, coordenadora-geral do Centro de Memória da Faetec, mais do que uma exposição, essa mostra vai dar oportunidade de as pessoas reviverem de alguma forma o passado da formação dos trabalhadores, bem como comparar como era a formação profissional com o que é praticado hoje num mundo automatizado.

"A ideia é aprender com o passado de forma humanística. Isso é valorização. Aprender com o passado para que não se cometa os mesmos erros no futuro", disse Isabelle Gaze, professora de História da Rede há 24 anos.

A ideia é que, depois desse lançamento, a plataforma possa abrigar novas exposições, de forma específica como na formação de professores, com representação e a materialidade. 

Ascom Segov
Imagem: Luciano Belfordfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem