Comissão do CREF1 Três Rios no lançamento do Programa de Incentivo da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde

No último domingo (15), profissionais de Educação Física integrantes da Comissão do CREF1 em Três Rios e alguns representantes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB) de Três Rios/RJ, fizeram-se representar no Lançamento do Programa do Ministério da Saúde, de Incentivo da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde, que contou a presença do atual Ministro Marcelo Queiroga.

Com investimento de R$ 100 milhões, esta ação do Ministério da Saúde visa estimular a realização de atividade física, principalmente entre pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, por meio da inserção destas atividades na rotina dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas atividades físicas em 5 mil municípios, incluindo os municípios da nossa região Centro-Sul Fluminense, que poderão incentivar a contratação de profissionais de educação física, readequação de espaços para a prática de exercícios e compra de materiais.

A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre.

Os exercícios físicos também são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem atividades planejadas, estruturadas e repetitivas com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado, além de serem prescritos por profissionais de educação física e devidamente registrados em pleno gozo com suas atribuições legais.

O setor saúde tem um importante papel na promoção da atividade física, mas é essencial o envolvimento das outras áreas para a mudança do atual cenário brasileiro.

Por isso, este programa procura subsidiar também os profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde -SUS e dos demais setores relacionados com a promoção da atividade física, convergindo esforços intersetoriais para o aumento dos níveis de atividade física dos brasileiros.

Procurem em suas Unidades Básicas de Saúde pelos Grupos de Atividade Física e façam sua inscrição!

Coluna do CREF1
Imagem: Divulgação

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem