Qual a importância do Tai Chi Chuan na Terceira Idade?




De acordo com estudos recentes realizados em várias universidades do país, a população acima dos 65 anos de idade será dobrada entre os anos de 2020 e 2030.

Ou seja, esse grupo de indivíduos, que hoje representa 12% da população geral, terá atingido a marca dos 20% nos próximos 30 anos.

Manter essas pessoas motivadas e fisicamente ativas é, sem dúvida alguma, um desafio para a sociedade, uma vez que um terço dos custos da saúde é dedicado a esse grupo, que se encontra em ascendência numérica.

“Se nós conseguirmos fazer essa população mais saudável e diminuirmos a mobilidade associada ao envelhecer, estaremos economizando dinheiro e prestando inestimável auxílio aos nossos sexagenários”, com base nas observações anteriormente descritas, já começam a surgir simpósios nacionais e internacionais, nos quais trabalhos recentes mostram a eficácia da prática do Tai Chi Chuan nos grupos acima de 65 anos, havendo manutenção e até mesmo melhora da força muscular, da capacidade aeróbica e do equilíbrio.

Os pacientes que praticam Tai Chi durante 15 semanas consecutivas já passaram a mostrar um risco de queda da própria altura reduzido em quase 50%.

Dentro ainda da tese saúde x exercício físico x terceira idade encaixa-se a declaração: “Não só os números de intervenções cirúrgicas tenderam a cair nesses grupos, a complexidade desses procedimentos também fica reduzida.

Ao concluir, por mais paradoxal que pareça, temos a prática de uma arte marcial “anciã” proporcionando melhor qualidade de vida aos nossos idosos da terceira idade, em meio ao nosso tão complexo, caro e desvairado sistema de saúde.

Devido ao Tai Chi trabalhar a parte física, mental e emocional, torna-se meditação em movimento, movimentando-se suavemente e lentamente os braços e pernas, trazendo harmonia física e saúde para quem a pratique!

Edgar Antunes
Terapeuta Holístico ( Corporal ) Credenciado

+ Inform. (24) 98844-3377
Apoio: Lojika Cantagalo - Xerox e Impressos
Perfumaria – Cosméticos – Presentes.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem