Gratuito: Firjan Sesi promove etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League

Devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o evento será on-line. Abertura acontece hoje (8) e o encerramento neste sábado (9)


Nesta sexta-feira (8), às 9h, e no sábado (9), às 16h, 40 equipes de estudantes do Rio de Janeiro e de outros estados da Região Sudeste, sendo 28 das Escolas Firjan Sesi, cinco de colégios particulares, cinco de escolas públicas e dois de ONGs, participam da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League.

Como será o futuro da logística e do transporte de cargas e entregas? Esse é o tema da temporada Cargo Connect de 2021/2022, com abertura e encerramento transmitidos ao vivo em: https://www.escolafirjansesi.com.br/escolasesi/projetos/robotica.

“O evento é uma grande celebração de conquistas desses jovens, que não apenas buscam soluções para os desafios da temporada, mas desenvolvem as competências socioemocionais e a interação entre seus pares, essencial para estabelecer a habilidade de trabalhar em equipe. Não é só um torneio sobre robôs, mas uma construção da sociedade do futuro, com o fortalecimento da cidadania e da humanidade”, afirma Simone Caires, analista de Educação Básica da Firjan Sesi.

Devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o evento será on-line, com avaliadores analisando, em horários pré-marcados, numa plataforma específica para o torneio, os desafios enfrentados pelos 435 inscritos, que têm entre 9 e 16 anos de idade.

Ao fim da competição, as equipes com melhor desempenho nas categorias de avaliação, são classificadas para a etapa nacional, em maio, em São Paulo.

Reunidos em times de dois a dez integrantes e liderados por dois técnicos adultos, os jovens têm como objetivo usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia da sociedade moderna e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

Os temas são diferentes a cada temporada: em 2018, a questão era trazer soluções físicas ou psicológicas para as pessoas que estão no espaço; em 2019, a proposta era para cidades inteligentes: pensar numa solução para amenizar problemas das grandes cidades, ambientais econômicos ou sociais. Em 2020, o tema era RePlay: como tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem.

Já no ano passado, o desafio foi "O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar? Este ano, o tema trata de logística e transporte, e todas as missões têm que estar relacionadas será desafiar jovens a repensarem o futuro da logística e transporte de cargas, mercadorias e entregas. Os mais bem colocados serão selecionados para a etapa nacional.

Categorias



O Torneio Internacional de Robótica envolve quatro categorias de avaliação: Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação.

O Projeto de Inovação é o momento da pesquisa científica, de trazer uma solução para o desafio da temporada. 

O grupo identifica um problema para resolver; cria uma solução para o problema da sua comunidade; compartilha suas ideias, aprende com outras pessoas e melhora a solução proposta a ser apresentada em um evento.

O Core Values usa o trabalho em equipe e a descoberta para conhecer melhor o desafio, através de ideias originais para o robô, mostrando como a equipe e suas soluções terão impacto e inclusão.

O Design do Robô compreende o tipo de montagem que a equipe fez, a mecânica do robô e a programação realizada para resolver as missões do Desafio do Robô. É preciso também explicar o que o robô vai fazer com base no código escrito.

Desafio Robô (arena) é onde a equipe vai colocar o robô em funcionamento para realizar as missões, além de projetar todos os acessórios que o robô utiliza nessas missões.

Saiba mais e assista ao torneio em: https://www.escolafirjansesi.com.br/escolasesi/projetos/robotica.

Fonte: Assessoria Firjan
Imagem: Divulgação Firjanfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem