Empresários do setor de serviços permanecem confiantes em relação ao crescimento de seus negócios, de acordo com pesquisa da Fecomércio RJ

Os empresários do setor de serviços continuam otimistas com a retomada econômica e o crescimento dos negócios, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ). Na sondagem, 79,4% dos entrevistados afirmam que esperam que a situação melhore ou melhore muito nos próximos três meses, índice equivalente à pesquisa anterior.

Neste novo estudo, apenas 14,6% acreditam que a situação permaneça igual, enquanto 6% creem que piore ou piore muito o cenário de suas empresas nos próximos três meses. A pesquisa mostra ainda que para 28,3% dos empresários o panorama de seus negócios melhorou ou melhorou muito nos últimos três meses. O resultado de abril mantém o índice de negócios da situação presente em 96,6 pontos. Para 22,5% dos entrevistados a situação piorou. Já 8,2% disseram que piorou muito nos últimos três meses. 41,1% observaram que suas empresas permaneceram iguais.

Sobre os principais fatores que limitam os seus negócios, neste mês, a sondagem mostra que 47,4% dos entrevistados apontam a demanda insuficiente e outros 44,1% indicam as restrições financeiras. A falta de mão de obra aparece com 13,4% e a falta de espaço e/ou equipamentos é apontada por 11,6% como limitador dos negócios.

Demanda por bens e serviços


Na pesquisa, 39% disseram que a demanda diminuiu ou diminuiu muito pelos bens e serviços de suas empresas nos últimos três meses. Sobre a expectativa para as demandas nos próximos três meses, 66% dos empresários esperam que aumente ou aumente muito. Apenas para 8,5% dos consultados haverá diminuição ou muita diminuição. 25,5% acham que os negócios vão se estabilizar nos três meses seguintes.

Empregos


Sobre o quadro de funcionários nos últimos três meses, a pesquisa do IFec RJ revela que 13,6% afirmam que diminuiu muito, enquanto 18,3% disseram que diminuiu. Para apenas 8,6%, houve algum tipo de aumento das contratações nos três meses passados.

Estoques


Em relação ao abastecimento dos estoques nos últimos três meses, 37% dos empresários afirmaram que ficou abaixo do planejado. Para 55,9%, ficou igual ao planejado, enquanto apenas 7% ficaram com o estoque acima do estimado.

Inadimplência


O índice de inadimplentes ou muito inadimplentes entre as empresas agora é de 29,7%, um pouco abaixo da pesquisa de março que apresentava um índice de 31,2%. Os pouco inadimplentes somam 18,9% nos últimos três meses, enquanto 51,4% estão adimplentes. Dos inadimplentes, os cinco principais gastos são associados a fornecedores (31,7%), bancos comerciais (30%), aluguel (26,6%), tributos federais (24,5%), tributos municipais (23,8%) e luz (22,4%).

Assessoria de Imprensa Fecomércio RJ
Imagem: Reprodução 


full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem