Comissão do CREF1 Três Rios na luta pela atuação do profissional de educação física no âmbito hospitalar

Na semana que o Sistema Confef/Crefs, foram ao Senado Nacional para audiência de consulta publica que visa alterar a Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Educação Física e cria o Conselho Federal de Educação Física e os Conselhos Regionais de Educação Física, a Comissão do Cref1 Três Rios vem abordar o e lutar pelo reconhecimento do Profissional de Educação Física como Profissional da Saúde no Município de Três Rios e sua atuação no âmbito hospitalar no Município de Três Rios.

Membros da Comissão Três Rios já estiveram reunidos com membros do Legislativo Trirriense e encaminharam um Projeto de Lei, para apreciação dos vereadores, mas ate o momento não foi ocorrida à leitura do Projeto de Lei pelos mesmos.

Com um crescimento notável nos últimos anos, em termos de mercado de trabalho e visibilidade profissional, a atuação do profissional de educação física no ambiente hospitalar vem ganhando notoriedade na área da saúde por seus benefícios e importância no tratamento de diversas doenças, principalmente no período pandêmico da covid 19.

Antes vista como algo atípico, a presença do profissional de educação física em hospitais e centros de saúde torna-se cada vez mais comum.

O Profissional de Educação Física integra uma equipe multidisciplinar de saúde, e no ambiente hospitalar e clínico e possui um papel fundamental na mesma.

Válido destacar que, permanecendo em uma equipe multidisciplinar, seja na atenção básica, vide os Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica – NASF AB, ou secundária.

Profissional de Educação Física precisa se integrar e somar conhecimento com as competências dos outros profissionais, mostrando a importância de estar junto com essa equipe.

Apesar de estabelecida legalmente, a atuação ainda é uma realidade muito distante. Poucos hospitais possuem profissionais de educação física trabalhando na reabilitação de pacientes.

No município de Três Rios já encontram-se Profissionais de Educação Física devidamente habilitados para atuação e exercer atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando métodos e técnicas específicas de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de exercícios físicos e atividades físicas com objetivo de promoção da saúde, bem como prevenção, controle, recuperação e tratamento das doenças, lesões e seus agravos.

A Comissão CREF1 Três Rios irá buscar um dialogo mais amplo com os vereadores para que o Projeto de Lei seja encaminhado até o final dos trabalhos legislativos, buscando sua aprovação e visando o reconhecimento profissional e o bem estar da nossa sociedade em geral.

Outra campanha da Comissão CREF1 Três Rios é da valorização do Profissional de Educação Física e ao combate á pratica ilegal da profissão em nossa região.

Coluna CREF
Imagem: Reprodução

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer