Projeto doará 30 toneladas de adubo para agricultores locais

A siderúrgica Ternium, em parceria com a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) e a Organosolo, doará 30 toneladas de adubo orgânico desenvolvido a partir de resíduos gerados nas atividades industriais da Ternium para agricultores familiares de Santa Cruz e Itaguaí.

A iniciativa faz parte do programa “Cooperação Circular”, que tem o apoio da Emater-RIO, do Governo do Estado do Rio.

O programa, lançado na última terça-feira (8) com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinícius Farah, é uma ação alinhada à agenda Rio2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

"A Ternium reúne, em uma só ação, um conceito fundamental, que é o de crescimento econômico circular, boas práticas do uso de recursos naturais, o desenvolvimento econômico local e a transformação positiva na vida das pessoas. Iniciativas como essa estão completamente alinhadas ao Rio de Janeiro moderno e sustentável que o Governo do Estado vem consolidando nos últimos meses", elogiou o secretário Vinicius Farah.

Nesse primeiro projeto piloto, a Organosolo doará 2.500 kg de adubo por mês para disponibilizar aos agricultores de Santa Cruz e Itaguaí, em contrapartida, a Ternium doará à Organosolo 400 toneladas de Cal Hidratada de FGD para desenvolvimento de novos produtos agrícolas.

"Nosso objetivo, no futuro, é envolver mais empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz nesse processo, ampliando a distribuição de resíduos e coprodutos industriais, em benefício da comunidade local", afirma a presidente da AEDIN e Gerente de Relações com a Comunidade da Ternium, Fernanda Candeias.

Os sacos de adubo serão então entregues pela AEDIN a agricultores de hortas comunitárias na região de Santa Cruz, onde a Ternium mantém o seu centro industrial, que emprega cerca de 8 mil trabalhadores.

"O desenvolvimento de novos produtos agrícolas a partir da utilização de cal hidratada para a produção de adubos orgânicos poderá contribuir consideravelmente para o aumento da produtividade e da qualidade das culturas", explica Francisco de Souza Dantas, sócio diretor da Organosolo.

A Emater-RIO oferecerá o suporte para que os agricultores usem o produto de forma adequada. 

Ascom Segov
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem