Programa Primeiro Sorriso e o cuidado com o dente de leite

 

A secretaria de Saúde de Três Rios oferece a qualquer criança do município a possibilidade de chegar à idade adulta com dentes fortes e saudáveis.

E isso começa com o cuidado, na primeira idade do bebê, com os dentes de leite, através do Programa Primeiro Sorriso, voltado às crianças de 0 a 3 anos.

A partir da iniciativa, o/a dentista e a ASB (Auxiliar de Saúde Bucal) identificam os recém-nascidos da UBS (Unidade de Saúde da Saúde) e realizam orientações à mãe sobre os cuidados sobre a higienização dos dentinhos do bebê e sobre a importância da amamentação do bebê.


Cirurgiã dentista explica

A cirurgiã dentista Cintia Franklin, que há 9 anos atua na UBS do Pátio da Estação, explica que a amamentação favorece toda a musculatura da face, evitando futuros problemas de mau posicionamento dos dentes, além de manter o espaço no arco que vai ser mantido pelo dente permanente para que se evite dentes tortos e encavalados.

Cintia também aconselha que a primeira visita ao consultório ocorra quando os dentinhos começarem a despontar, por volta dos 6 meses, pois é super importante que a higiene com dentição de leite seja bem cuidada.


Outros programas

Todo esse cuidado com a saúde bucal das crianças começa muito antes, por meio do acompanhamento da gestante através de projetos como o Sorriso Saudável e o Gestante Feliz.

Esses serviços se juntam a outros atendimentos odontológicos em Três Rios que privilegiam sorrisos cheios de autoestima durante todas as fases da vida dos usuários. E todos têm tido sucesso.

Prova disso é que, só no ano de 2021, nas Unidades Básicas de Saúde, mais de 19.000 atendimentos e mais de 70 mil procedimentos foram realizados. Além de 2.697 tratamentos odontológicos finalizados e mais de 6 mil em 1ª consulta. 

Secom PMTR
Imagem: Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem