Polícia Civil inaugura Gabinete de Comando de Operações Policiais

Espaço será utilizado para monitorar e coordenar, em tempo real, ações contra o crime organizado



O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta segunda-feira (21), o Gabinete de Comando de Operações Policiais (G-COP), da Secretaria de Estado de Polícia Civil.

No local, equipado com tecnologia de última geração, funcionará a coordenação de monitoramento e gestão estratégica das ações contra o crime organizado.

No G-COP, a cúpula da instituição vai acompanhar imagens ao vivo, transmitidas por equipes em terra e pelo helicóptero Águia, e serão gerados boletins informativos das ações.

"Este é um equipamento que a segurança pública do Estado precisava e que significa uma evolução do trabalho da Polícia Civil. Quando assumi, me comprometi a dar melhores condições de trabalho ao nosso policial e acabar com a fase de sucateamento da instituição. O G-COP é mais um passo nesta direção", disse o governador.

O espaço, no 13º andar da sede da secretaria, também conta com uma Central de Monitoramento de Redes Sociais para acompanhar o que está sendo veiculado nos canais de mídias digitais a respeito das operações.

O G-COP possui uma sala principal com mesa central com capacidade para 12 pessoas, um videowall, que fornecerá informações em tempo real, além de transmissão de imagens ao vivo e reportagens.

Em uma mesa auxiliar, os assessores acompanharão as ações e fornecerão informações instantâneas aos veículos de comunicação e à população em geral.



De acordo com o secretário de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, o G-COP é uma parte do investimento de R$ 150 milhões do Governo do Estado na instituição.

No espaço, foram investidos cerca de R$ 10 milhões em estrutura e tecnologia em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

"O G-COP é um ambiente que vai monitorar, controlar e dar maior segurança operacional aos policiais e às comunidades. É um espaço que proporciona, ainda, transparência às ações e contribui para o aperfeiçoamento da segurança pública e das condições de trabalho dos nossos agentes", afirmou Turnowski.

O local também poderá ser usado para apresentações e videoconferências, assim como para encontro de autoridades e instituições, que poderão debater e planejar ações estratégicas e acompanhar as diligências em andamento. 

Imagem: Ascom Segovfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer