IFec RJ se consolida como um dos principais institutos de pesquisa do estado do RJ



O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) comemora, em 2022, três anos de existência auxiliando sindicatos e empresários na tomada de decisões e contribuindo para o desenvolvimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro.

A acelerada demanda por pesquisas e estudos frente à grande movimentação econômica dos últimos anos viabilizou a entrada do IFec RJ em uma nova fase: o instituto passará a comercializar estudos e pesquisas para instituições públicas ou privadas para atender a necessidade da empresa ou de seu segmento.

“Na crise, o IFec RJ conseguiu reunir, de forma exclusiva, dados sobre temas específicos que estão sendo discutidos de forma extremamente rápida e com a análise sobre os respectivos impactos na economia do estado para o setor. Um exemplo é a repercussão na mídia de janeiro e fevereiro (apenas dois meses) de 2022, que representam mais de 50% de todo ano de 2021 e mais de 30% do que foi 2020. Fomos base de informações de dados confiáveis de toda ordem para antecipar (estatisticamente) o movimento da pandemia e junto com pesquisas semanais entendendo as dores e necessidades dos empresários”, explica João Gomes.

O instituto integrou, em 2021, o ranking TOP 5 de projeções do Banco Central do Brasil para Taxa Selic.

Ao longo de três anos foram publicadas cerca de 105 pesquisas com empresários e consumidores fluminenses, além de mais de 96 análises sobre dados públicos.

O instituto participou, ainda, de mais de 90 reuniões e representações em entidades parceiras e no poder público, integrando Conselhos Consultivos, Câmara dos Vereadores, Prefeitura, entre outros.

“Será possível realizar uma assinatura para receber com regularidade pesquisas e estudos na íntegra, além de contratar estudos mais aprofundados por demanda. O público terá acesso a dados que demonstram de forma antecipada as tendências econômicas, observando números divulgados pelos principais órgãos balizadores de mercado. Nossos índices, por exemplo, anteciparam a aceleração dos serviços no segundo semestre de 2021 e mostraram um fevereiro impactado pelo mês de janeiro quando tivemos a nova onda da pandemia derivada da variante ômicron”, destaca o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.

O IFec RJ foi criado com o objetivo principal de produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem a tomada de decisões dos sindicatos e empresários do setor. São pesquisas mensais, anuais e esporádicas que avaliam os hábitos dos consumidores, os obstáculos que dificultam o crescimento dos empresários e a expectativa deles a respeito do futuro da economia fluminense.

Além dos dados produzidos, o IFec RJ faz uso de estatísticas públicas e privadas para a geração dos seus indicadores, previsões e análises econômicas que orientem os empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo.

Em três anos de fundação, os estudos e pesquisas do instituto foram citados em mais de 5 mil publicações na imprensa, o que gerou valoração de mídia espontânea superior a R$85 milhões de reais, demonstrando, assim, a credibilidade do IFec RJ na mídia nacional.

Sobre a Fecomércio RJ - Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro.

Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos.

Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado.

Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor. 

Assessoria de Imprensa Fecomércio RJfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem