Caio Temponi é aprovado em 1º lugar no curso de direito na UFRRJ

Conhecido pelos excelentes resultados em provas nacionais e internacionais, o trirriense Caio Temponi conseguiu mais um grande resultado na sua carreira escolar.

Aos 13 anos, o estudante foi aprovado em primeiro lugar em direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A aprovação foi confirmada nesta semana com o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

  


Caio e sua família são naturais de Três Rios, mas vivem no estado do Ceará. Ele já havia sido aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em 2021 para o curso de administração.

Em 2020, Caio também foi aprovado no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG).

E não foi só a aprovação: o jovem acertou todas as questões, passando em primeiro lugar, sendo o mais novo aprovado na Epcar.


Realização de um sonho

De acordo com a mãe, Laurismara Temponi, Caio sonha desde pequeno em ingressar no curso de direito. “Desde os 5 anos, ele sempre desejou ser juiz federal. Nós estamos sempre conversando, buscando o seu melhor, mas ouvindo e respeitando a sua opinião também.”

Apesar da preparação focada em áreas como matemática, física e português, cobradas no vestibular para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Caio conseguiu um bom resultado nas ciências humanas e na redação, tirando a nota 940.

Laurismara também explica que, mesmo com a permissão para já ingressar na Universidade, a família decidiu que Caio continuasse na escola durante esse ano.

“O Caio pretende fazer o ITA esse ano, quando completa 14 anos, já que ano passado ele não podia por causa da idade. Além disso, ele vai participar do Enem novamente para, talvez ano que vem, ingressar na faculdade. Nesse momento, acreditamos que ele tem muito que aprender na escola, com o convívio com os colegas, curtir os amigos e adolescência para então entrar no Ensino Superior.”


Conquistas anteriores

Além das aprovações em vestibulares, Caio conquistou ao longo dos últimos anos excelentes resultados nas olimpíadas estudantis.

A última foi o ouro na Olimpíada de Mayo, exame de matemática com participação de estudantes de diferentes partes da América Latina.

Ele também coleciona medalhas de ouro na Olimpíada Mineira de Matemática (2019) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (2019), além da prata na Olimpíada Paulista de Matemática (2019) e menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2019 e ouro na edição de 2021.


Segredo do sucesso

O caminho para tantas conquistas, segundo Laurismara, é o amor pelo estudo. “É fundamental que a criança goste de estudar e o Caio, desde pequeno, sempre estudou com muito amor e dedicação. Os professores falam que ele entra e sai da escola com um sorriso no rosto.”

Além disso, Laurismara ressalta a importância de uma boa preparação ao longo de toda caminhada escolar.

“Uma boa dica é não esperar chegar no Ensino Médio para focar no estudo. A criança deve se dedicar no Fundamental I e II e aproveitar bastante esse período. E como diz o Caio, estudar com qualidade, e não apenas quantidade.”

Por Patryck Leal
Imagens: Arquivo pessoal / Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem