Estudante trirriense conquista medalha de ouro na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática



O estudante Caio Martins Temponi do Valle, do 2º ano do Colégio Farias Britto, conquistou uma medalha de ouro na 16º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2021. O resultado foi divulgado na semana passada (terça-feira, 18).

Nascido em Três Rios, não é a primeira vez que o jovem se destaca pelo seu desempenho em olimpíadas e exames de seleção de grande concorrência pelo país.

Em 2020, Caio acertou todas as questões do Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar para 2021, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG).

No ano passado, o talento e dedicação do jovem também geraram frutos na Olimpíada de Mayo: o estudante foi premiado com a medalha de ouro no nível 1 da competição (para estudantes com até 13 anos).

Com apenas 13 anos, Caio também coleciona as medalhas de ouro conquistadas na Olimpíada Mineira de Matemática (2019) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (2019), além da prata na Olimpíada Paulista de Matemática (2019) e menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática (2019).

Na Olimpíada de Matemática on-line em Português de 2021 (OMOP), o estudante representou o Brasil com postura de gente grande atingindo a pontuação máxima de 42 pontos.

Também não é a primeira vez que Caio se destaca na OBMEP. Além do ouro conquistado esse ano, o jovem já colecionava uma medalha bronze da edição da competição em 2018, e uma medalha de prata da edição de 2019.

Para a mãe, Laurismara Tempone, os resultados de Caio refletem o esforço e o empenho do jovem. “Ele luta e se dedica diariamente. Tem gente que acha que pode ser fácil, mas imagina só disputar apenas 25 medalhas de ouro com milhares de estudantes?”, comenta.


A OBMEP

A OBMEP é um projeto nacional realizado desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o objetivo de estimular o estudo da matemática por meio de soluções de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus não foi realizada a competição.

Por Bruna Esteves
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoalfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem