Ser ocupado não é ser produtivo



O tempo parece estar passando cada vez mais rápido. Você já teve essa sensação? Os dias chegam, vão embora e a percepção é que estamos numa eterna corrida contra o relógio.

O ano de 2021 parece ter sido ontem e já estamos vivendo o segundo mês de 2022. Rotinas agitadas e estressantes, pessoas correndo de um lado para o outro.

O fato é que o tempo é o recurso mais valioso que se pode ter. Isso porque os segundos, minutos e horas gastos não podem ser recuperados. Quanto mais tempo se gasta, menos tempo se tem. E mesmo assim, há quem desperdice esse precioso bem.

O tempo é igual para homens e mulheres, pobres e ricos. Todos temos 24 horas por dia. Mas, por que algumas pessoas conseguem fazer tanto e outras não? A questão não é quanto tempo você tem, mas o que você faz nesse tempo. Afinal, ser ocupado é diferente de ser produtivo.

Ser produtivo não é fazer mais coisas ao longo do dia ou fazer tudo de uma vez. O segredo está em definir prioridades para gerir melhor seu tempo.

Priorizar aquilo que realmente é importante e precisa ser feito para atingir seus objetivos e propósitos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Na última semana fiz uma live no meu perfil no Instagram (@luanalazarini) sobre gestão do tempo e ensinei algumas estratégias para quem deseja se tornar uma pessoa produtiva. Seguem algumas técnicas que separei:
  • Utilize agendas - em papel ou aplicativos (Google Agenda, Trello). Colete e anote todas as tarefas para tirar o excesso de informações do seu cérebro;
  • Separe meia hora do domingo para planejar a semana e defina prazos para cada tarefa;
  • Avalie as tarefas de acordo com o grau de urgência e importância. Nem sempre o que é urgente, é importante. Defina as tarefas mais importantes do dia seguinte, de preferência que tenham relação com os seus propósitos;
  • Separe um horário do dia para executar todas as tarefas de um mesmo tipo em sequência;
  • Faça revisões diárias e semanais das tarefas. Cheque se as cumpriu;
  • Se possível, delegue tarefas que não precisam ser feitas por você. Assim, você economiza horas do dia para realizar atividades mais importantes;
  • Evite distrações e defina uma meta diária para uso do celular e das redes sociais;
  • Utilize a Técnica Pomodoro – 25 minutos de atenção plena em determinada tarefa e 5 minutos de descanso ou lazer;
  • Fuja da procrastinação. Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.
Seguindo essas orientações e colocando-as em prática, você administrará melhor o seu tempo, aumentará o rendimento na execução de tarefas e terá mais qualidade de vida.

Por Luana Lazarini
Imagem: Reprodução / Ilustrativa

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem