Defesa Civil alerta que rio Paraíba do Sul pode transbordar

 

A Defesa Civil emitiu nesta terça-feira (11), um alerta a respeito da vazão do rio Paraíba do Sul. Devido às constantes chuvas dos últimos dias, o rio corre risco de transbordar em vários pontos.

Em Sapucaia, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Anta se encontra a poucos milímetros de atingir sua capacidade máxima.

Por volta das 17h, a vazão era de 1570m³/s, sendo que a partir de 1600m³/s a água começa a atingir a população que vive às margens do rio.
 

A Defesa Civil do município emitiu nota informando estágio de Alerta Máximo. O órgão informou que vem monitorando constantemente o nível de água e, no momento, a vazão do rio Paraíba do Sul representa grande risco para moradores de áreas ribeirinhas.

Em Três Rios o nível do rio também é alarmante. Na ponte que liga a Avenida Prefeito Alberto Lavinas ao bairro Margem Direita é possível observar que, além da alta do rio, a correnteza também está mais forte. Em uma localidade do bairro, próximo a sede da OAB Três Rios, a água já chegou a atingir uma área calçada.
 

A Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil da cidade realizaram uma ação conjunta para responder rapidamente as demandas causadas pela chuva.

O temporal que assolou o município na última segunda-feira (10), causou alguns deslizamentos de terra e quedas de muros, devido ao encharcamento excessivo do solo.

Até o momento, duas casas foram interditadas e três famílias foram retiradas temporariamente de suas moradias, por residirem em área de risco. Ao todo, nove atendimentos foram registrados.

A prefeitura montou um abrigo provisório, no Colégio Municipal Walter Francklin, no Centro, para receber a população desalojada.

O local conta com o suporte necessário, disponibilizando colchonetes, cobertores, roupas de cama, materiais de higiene pessoal, quatro refeições diárias e roupas e calçados para as famílias que necessitarem.

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Pedro Brasil, apenas uma família está alojada no abrigo. As demais famílias atendidas optaram por ficar na casa de familiares.

A Defesa Civil municipal tem monitorado as áreas de risco e estado atenta aos locais que precisam de rápidas intervenções.

Novas chuvas na região e o aumento da vazão do rio Paraíba do Sul podem causar enchentes nas cidades que beiram sua extensão.

A recomendação é que moradores de áreas de risco se dirijam a locais seguros e acionem a Defesa Civil através do número 193.

Imagem: Luiza Vantinefull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem