Crescimento de casos de covid-19 alerta governo de Três Rios

141 pessoas testaram positivo nos últimos sete dias



Festas, viagens, reuniões e aglomerações de todo tipo realizadas nas últimas semanas de 2021 estão gerando consequências negativas por todo país.

Em Três Rios, o aumento no número de casos suspeitos e positivos para covid-19 tem preocupado as autoridades.

Isso porque o município registrou, nos últimos sete dias, 141 pessoas contaminadas. Para se ter um exemplo da diferença, durante todo o mês de dezembro de 2021, somente 30 casos foram notificados.

A disparidade entre os dados demonstra a explosão de casos positivos de covid-19 nos primeiros dias do novo ano.

Com isso, as autoridades sanitárias do município alertam a população quanto ao cuidado e atenção com o uso de máscara, higienização das mãos e a aglomeração, tendo em vista a nova variante do vírus: a ômicron.

“Todas as UBS têm testes disponíveis. Tudo é feito com um enfermeiro. Ele faz uma consulta de enfermagem, e posteriormente faz o teste de covid. O município tem os testes disponíveis para atender a população. Sendo o Swab AG e o Swab Rápido, que são os mais importantes neste momento. A testagem decorre do fato de que nesse período de festa, as pessoas viajarem para outros estados”, disse a Coordenadora do Núcleo de Combate à Covid, Damiana Cesário.

Surgida em novembro de 2020, a mutação tem mostrado alta velocidade de contaminação. Em menos de dois meses, a variante passou a ser dominante em países como Estados Unidos e parte da Europa. Em todo o Estado do Rio, até o momento, 201 casos estão em investigação; nenhum em Três Rios.

“O governo municipal desde que assumiu em janeiro do último ano tem a preocupação de manter em harmonia a saúde e a economia. Foram feitos os investimentos necessários em compras de respiradores, aquisição de novos leitos, testes rápidos e aparelhamento das UBS com os protocolos de segurança. Decretos foram publicados de forma a não prejudicar o funcionamento das indústrias e comércios, preservando assim o trabalhador, já tão prejudicado com o desemprego no ano de 2020. Agora é importante que a população entenda que é necessário aplicar as medidas de segurança como o uso de máscara, evitar aglomerações e sempre higienizar as mãos. Não é hora de relaxar”, disse Otorino Bilheri, Secretário de Governo e Comunicação.

Com informação da Secom PMTRfull-width
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem