1º Festival de Cinema de Vassouras acontece em maio



Com curadoria de Bruno e Jane Saglia, pela primeira vez, entre os dias 22 e 29 de maio de 2022, será realizado o 1º Festival de Cinema de Vassouras - No Vale do Café.

O evento presencial será exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais através da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa- metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.

As inscrições de filmes para as mostras e para todas as atividades paralelas são gratuitas e acontecem exclusivamente pela internet, entre os dias 30 de janeiro e 20 de fevereiro, através do site www.festivaldecinemadevassouras.com.br.

A lista das obras selecionadas será disponibilizada no site do festival, no período de 20 a 30 de março de 2022.


O Festival

O 1º Festival de Cinema de Vassouras - No Vale do Café é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa.

Além de três mostras competitivas - filmes de longa-metragem brasileiros, curta-metragem brasileiros e curta-metragem regionais - o Festival promove ainda mostra não competitiva de longa-metragem, documentários e longa-metragem de animação.

O 1º Festival de Cinema de Vassouras - No Vale do Café tem por finalidade aprimorar ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais, através de palestras e debates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos, discutir estratégias para a distribuição dos filmes representativos no período do evento.

Promover a democratização da produção audiovisual, buscando aprimorar e divulgar o cinema nacional, que seja nos diversos formatos.

Possibilitar o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, aproximando o público destas obras, é o objetivo principal do 1º Festival de Cinema de Vassouras - No Vale do Café.


Vassouras e o cinema

Com 162 anos, uma população estimada em 40 mil habitantes, Vassouras ostenta a posição de quarto melhor lugar para respirar no país. O município do Centro-Sul do Rio de Janeiro sediará, no novíssimo Centro de Convenções da cidade, pela primeira vez, o Festival de Cinema de Vassouras.

Iniciativa da SG Company Filmes, o evento teve seu lançamento oficial realizado no Centro Cultural Cazuza, no Centro do município, em 2020.

Desde então – até o início da pandemia – eventos paralelos foram realizados, como Semana da Consciência Negra e Encontro de Economia Criativa, dos quais participaram a SG! Company Filmes, representantes da Prefeitura de Vassouras, o presidente da Universidade de Vassouras, Marcos Caputte, representantes da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro e do Vale do Café Convention & Visitors Bureau, entre outros.


O legado

Idealizado pelo cineasta Bruno Saglia e pela atriz e produtora-executiva Jane Saglia, o 1º Festival de Cinema de Vassouras - No Vale do Café pretende ir bem além da exibição de filmes, com sessões gratuitas e abertas a toda a população, debates, mesas temáticas e diálogos audiovisuais. Bruno e Jane Saglia, querem deixar um legado de cultura e comprometimento para a cidade e todo o entorno, incentivando gerações a conhecerem o apaixonante e promissor universo da sétima arte.

Esperado para marcar a história do entretenimento no Vale do Café entre os dias 22 e 29 de maio, o 1º Festival de Cinema de Vassouras - No Vale do Café terá várias ações na região, destacando e enfatizando a história da cidade, gerando empregos, intensificando o entretenimento e levando cultura.

Divulgação: Flavia Cirino
Foto: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem