Estado do Rio registra recorde de aberturas de empresas em novembro


O Estado do Rio de Janeiro registrou, em novembro, mais um recorde no registro de aberturas de empresas. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Jucerja), 5.699 novos negócios foram constituídos no período.

Esse é o melhor número do mês dos últimos 20 anos, confirmando a retomada da economia fluminense e os esforços do governo Cláudio Castro em instituir um ambiente de negócios favorável no estado.

Esse é o décimo mês do ano em que a Jucerja, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI), contabiliza recordes no registro de novos negócios no RJ.

Até o momento, 60.533 empresas foram abertas no estado em 2021, número 21,5% maior do que todo o ano de 2020, de 49.792.

“Um dos compromissos que assumi em minha gestão foi o de recuperar as contas, melhorar o ambiente de negócios e tornar, novamente, o nosso estado atrativo economicamente. Os resultados estão sendo comprovados em números. E esse é só o início. Queremos desburocratizar cada vez mais os processos, realizar ainda mais investimentos e gerar empregos para os cidadãos fluminenses. Já recuperamos 100% dos empregos perdidos na pandemia e temos mais de R$ 70 bilhões em investimentos anunciados pela iniciativa privada”, destacou o governador Cláudio Castro.

Devido a mudanças no sistema de registro da Jucerja, atualmente o tempo médio para a abertura de uma empresa no Rio de Janeiro é de apenas 40 minutos, e o órgão busca tornar o processo ainda mais ágil.

O prazo considera desde o momento em que o empresário dá entrada no protocolo até o ato registrado, o CNPJ e a Inscrição Estadual deferidos.

Neste ano, grandes empresas, como Magazine Luiza, União Química, Amazon e BRF, escolheram o Rio de Janeiro para se instalar.

Por sua vez, companhias já sediadas no território fluminense estão ampliando suas produções, incluindo Jaguar Land Rover e Volkswagen. 

Ascom Segov
Imagem: Moskowfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer