Escolas Estaduais de Três Rios em evidência nas Olimpíadas e Feiras Científicas

A educação científica nunca esteve tão presente na educação de base em Três Rios como nos últimos anos. E no contínuo dos trabalhos junto ao Colégio Estadual Moacyr Padilha e Colégio Estadual Professor Kopke, 2021 se destacou no avanço em oportunizar aos alunos da rede pública de ensino a inserção na iniciação científica.

Os alunos Carlos Henrique, Cauã Welington e Cauê do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Moacyr Padilha, bolsistas de Iniciação Científica Jr do CNPq, participaram com o trabalho, Avaliação do Potencial e Aplicabilidade do Capim Gordura no Enriquecimento de Alimentos nas seguintes Feiras Científicas:

- MOSTRATEC, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, aonde conquistaram o segundo lugar na categoria Ciências Biológicas e da Saúde.

- XV FECTI, Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, aonde conquistaram o primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas e da Saúde, além de indicação para FEBRACE 2022.

- II Mostra Nacional de Feiras de Ciências e XI Feira do Semiárido Potiguar, representando o Estado do Rio de Janeiro nas feiras.

A aluna Maria Beatriz Almeida Cunha, que acabou de terminar o 9° ano do ensino fundamental no CE Moacyr Padilha é a mais nova bolsista de Iniciação Científica Jr pelo CNPq pela conquista da medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências - ONC 2020.

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2021, OBA, as alunas do CE Moacyr Padilha, Maria Beatriz de Almeida Cunha e Melissa Silva Dias conquistaram respectivamente medalha de prata e bronze.

  

E para fechar com chave de ouro, ou Medalhas e Troféus, no dia 17 de dezembro, ocorreu a Cerimônia de Premiação da V Olimpíada de Química do Rio de Janeiro SEEDUC - OQRJ SEEDUC, com Três Rios conquistando medalhistas em três das sete escolas premiadas.

O Colégio Estadual Professor Kopke estreando em Olimpíadas Científicas arrebatou entre medalhas de ouro, prata e bronze, 10 medalhas e os Troféus de Escola Campeã 2021 nas Modalidades EM 2 e EM 3.

O Colégio Moacyr Padilha garantindo uma medalha de bronze e o Colégio Cabo Uanderson Rodrigues Freitas uma medalha de ouro.

O professor responsável pela participação na ONC, OBA, orientador dos bolsistas do CNPq e atual Coordenador da Olimpíada de Química do Estado do Rio de Janeiro SEEDUC, Roberto Pacobahyba Rodrigues, afirmou que mesmo em meio a dois anos bem atribulados devido a pandemia, os alunos, professores e escolas estão de parabéns por tantas conquistas dignas de celebração para a Educação Trirriense, a partir do princípio que a Educação e Ciência começam a fazer parte do cotidiano dos alunos das escolas estaduais. 


Colaboração: Professor Roberto Pacobahyba Rodrigues
Imagens: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem