Brasil registra mais de 1,5 mil pessoas com nome "Noel" e "Jesus" e que nasceram no dia de Natal

O mais utilizado continua sendo "Natalia" com mais de 14,5 mil citações



O Natal é um feriado religioso cristão comemorado sempre em 25 de dezembro ou em 7 de janeiro para os cristãos ortodoxos. A data marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus.

Não dá para tocar no assunto sem falar em Papai Noel, o Bom Velhinho. Ele surgiu como São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, atualmente na Turquia.

Ele presenteava as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro, e virou o símbolo da tradicional festa em várias partes do mundo.

Agora, você sabia que no Brasil existem registros de 328 pessoas com o nome de "Noel" e que vieram ao mundo exatamente no dia 25 de dezembro?

São 99 que nasceram antes de 1950, mas não se sabe quantas ainda estão vivas. Já na véspera do Natal, dia 24 de dezembro, foram registrados 162 brasileiros batizados de Noel. Com o tempo, o nome Noel foi caindo em desuso, como mostra a tabela:



Levantamento realizado pela proScore apurou alguns nomes relacionados com o Natal. Além de Noel, são Natalina, Natalino, Natalia, Natal, Natanael, Nascimento, Natalícia, Jesus e Ângela.

Como aconteceu com "Noel", o nome "Natal" também deixou de ser utilizado com o passar do tempo. São no total, 5.886 nascidos em 25/12. Os brasileiros batizados com o nome "Natal" e que nasceram na véspera da data religiosa somam 1.231 no total.

Os brasileiros batizados com o nome "Natal" e que nasceram na véspera da data religiosa somam 1.231 no total.



O nome campeão

O nome campeão e que segue firme sendo utilizado há décadas é "Natalia". Ao contrário dos outros, ele segue oscilando um pouco, mas bastante utilizado.

No País, existem 14.595, nascidas em 25/12. No dia 24, são 6.711, com maior registro também entre 90 e 99, com 2.851.



"É uma tendência que nomes que foram muito usados no passado percam o impacto e deixem de ser adotados. Como as origens deles são normalmente cristãs, o aparecimento de outras religiões muda as referências. A única exceção é Natalia que segue firme e muito usado durante décadas", disse Mellissa Penteado, fundadora e CEO da proScore.

Agora, o maior homenageado no Natal, "Jesus" teve seu nome reduzido nas certidões de nascimento com a sequência dos anos.

O Brasil tem 1.282 registros no dia 25/12. No dia 24/12, são 494. Antes da década de 50, eram 134, e hoje, são oito "Jesus" (nascidos de véspera) andando por aí.




Celebridades

No mundo das celebridades, os nomes e o aniversário na véspera ou no dia de Natal são raros. Somente uma manteve a tradição. A ex-Miss Brasil Natália Guimarães, que é modelo, atriz e repórter venceu o concurso em 2007.

Em 2008, foi vice-campeã do Miss Universo. Mineira de Juiz de Fora, Natália Aparecida Guimarães nasceu em 25 de dezembro de 1984 e começou na carreira em 2000.


Origem dos nomes


1) Natalina ou Natalino: O mesmo que natalícia ou natalício. Relativo ao Natal, à festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo;

2) Natalia: Significa "nascimento", "nascida no dia de Natal";

3) Natal: Significa “dia de nascimento”, “nascido no Natal” ou “nascida no Natal”;

4) Natanael: Significa "Deus deu", "dom de Deus" ou "presente de Deus";

5) Nascimento: Significa “homenagem ao nascimento de Cristo”;

6) Natalícia ou Natalício: Relativo ao Natal, à festa religiosa em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, considerado pelo cristianismo o filho de Deus: festa natalícia; mensagem natalícia;

7) Jesus: Significa "Javé é salvação" ou "Jeová é salvação". É a figura central do Novo Testamento e fonte da religião cristã;

8) Ângela: Significa “mensageira”, “anjo”. Ângela é a variante feminina de Ângelo, que tem origem no grego, que significa “mensageiro”, derivado do latim Angelus, que quer dizer “anjo”;

9) Noel: Significa “Natal”. Tem origem no francês antigo Nouel, Noël, que significa “Natal”, que, no entanto, é uma abreviação do latim Christi natalis dies, que quer dizer “dia do nascimento de Cristo”.

Acesse: www.proscore.com.br
Fonte: Glauco Braga/ Comunicação Conectada
Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer