Maiores de 18 anos receberão a dose de reforço contra covid-19



O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que os brasileiros maiores de 18 anos podem ser vacinados com dose de reforço de vacinas contra um covid-19, independente de terem ou não comorbidades.

A implementação da vacinação depende, agora, das secretarias de Saúde dos estados e municípios.

No caso das vacinas que boletins aplicada em duas doses - como é o caso da CoronaVac, da Pfizer e da AstraZeneca -, haverá mais uma dose, ou seja, a dose de reforço será uma terceira aplicação.

No caso da Janssen, que boletins seria aplicada em dose única, haverá aplicação de segunda dose e posteriormente da dose reforço.

A atenção, no entanto, é para o intervalo de tempo entre as doses iniciais e a dose de reforço, que foi reduzido pelo Ministério da Saúde.

No caso da CoronaVac, da Pfizer e da AstraZeneca, a dose de reforço deve ser tomada cinco meses após a segunda dose. No caso da Janssen, o intervalo considerado deve ser de dois meses.

De acordo com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, o estoque de imunizantes disponíveis estará suficiente para atender à demanda. Segundo a Agência Brasil, atualmente há 12,47 milhões de pessoas aptas a receber uma dose de reforço.

À agência de notícias, o ministro disse que a decisão foi tomada em consonância com informações advindas de estudos científicos, dos quais o Ministério já tem dados preliminares.

Por Raí de Castrofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem