Detran.RJ registra 63 mil acessos à 'Identidade Digital' na primeira semana



A nova carteira de identidade digital está caindo no gosto da população fluminense. Desde 20 de outubro, os cidadãos do Estado do Rio já podem acessar o documento também no telefone celular, com validade em todo o território nacional. Na primeira semana de funcionamento, 63 mil acessos foram registrados no novo sistema.

A "Identidade Digital RJ" está disponível nas principais plataformas digitais - lojas Android e IOS. Dos 63 mil acessos, 41.580 foram feitos por homens (66%) e 21.420 por mulheres (34%).

Mais da metade das pessoas que baixaram o documento tem entre 31 e 50 anos. Foram registrados 25,7% de acessos de usuários entre 31 e 40 anos e 25,4% entre 41 e 50 anos.

O novo serviço não é obrigatório. Quem não quiser tirar a carteira digital, poderá continuar a usar o documento físico, em papel.

E, por enquanto, para atender ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está disponível apenas para maiores de 18 anos. Em futuro próximo, os pais poderão autorizar a emissão dos documentos de seus filhos.

Mesmo assim, atestando o sucesso da carteira digital entre os jovens, 7,5% do total de acessos foram de pessoas com 18 e 19 anos, e 17,6% foram de pessoas de 20 a 30 anos.

Nas demais faixas etárias, 15,5% dos acessos foram de pessoas entre 51 e 60 anos; 7,1% entre 61 e 70 anos; 1,1% entre 71 e 80 anos e 0,1% acima de 80 anos.

O objetivo do Governo é oferecer mais um benefício aos cidadãos do estado em seu processo de digitalização dos serviços.

É preciso lembrar que a identidade digital pode ser baixada, de início, por quem tem carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019.

Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código que o usuário poderá baixar a versão digital.

Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.


Passo a passo

1- Baixar o aplicativo "Identidade Digital RJ" disponível nas plataformas Android e IOS;

2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;

3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;

4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;

5- Criar senha numérica para login do aplicativo;

6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.

Com informações da Ascom Segov
Imagem: Ascom Segovfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem