Até Breve

O final do ano se aproxima e com ele a esperança se renovando, na perspectiva de um novo tempo, sob novas e positivas energias.

Mais do que nunca, esse novo tempo é bem-vindo.

Tem sido muito difícil fazermos parte deste cenário o qual se transformou o planeta, por imposição do coronavírus.

Não está sendo fácil, sermos testemunhas dessa pandemia pela qual passa a esfera das provações.

Sigamos. Por mais que seja dolorido lidar com as perdas, e digerir o descaso, as omissões, o negacionismo e certos movimentos políticos oportunistas, no Brasil, em especial, estar encarnado é experimentar o sentido cíclico da vida de uma sociedade.

O novo ano, será um convite ao trabalho. À renovação. À manutenção do espírito coletivo mais do que em anos anteriores. Será um chamamento para que o indivíduo some, mais do que nunca, forças para ajudar a reerguer o coletivo.

Oxossi estará no comando da grande aldeia terráquea e precisará do esforço, da dedicação e da disponibilidade, por menor que seja, de cada um de nós para que a sociedade tome as rédeas do recomeço, com a devida garra que a ela é peculiar, se considerarmos o potencial humano de mobilização para fazer acontecer. Para transformar. Para virar qualquer jogo.

Joguemo-nos neste propósito. Há muito por fazer. Acreditar num futuro mais promissor é a necessidade do momento. É vital.

A pandemia está deixando uma mensagem árdua à ser refletida. Somos "nada", se levarmos em conta o tanto de poder que o invisível tem para nos conter. Para mudar o ritmo de tudo. Para nos tornar frágeis e indefesos.

Aproveito, e me antecipo à cultura tradicional de fim do ano, para registrar que Oxossi será o orixá que regerá 2022.

Estarei ausente do jornal por alguns meses, por questões pessoais.

Cito o orixá regente do novo ano para deixar uma reflexão sobre o que podemos, o que queremos e o que se faz necessário para atendermos a demanda espiritual da sociedade. Esta instituição única e permanente onde todos os humanos precisam estar para prosseguirem na jornada evolutiva da alma, na nova partícula do Tempo que, em breve, tomará o globo, com a virada do ano, após quase dois anos de caos, no mundo.

Oxossi é o provedor da família. Oxossi é foco. Oxossi é a mais clara representação do sentido de indivíduo, na sua mais pura essência que propõe e atua, com equilíbrio, para que o coletivo possa usufruir do seu melhor.

Apesar da sua sagrada individualidade, Oxossi traduz a importância singular do bem-estar que deve pautar a vida de cada transeunte deste planeta.

Essa é a mensagem de 2022. Cada um de nós, naquilo que pode, deve se manter empenhado para recuperar o tempo perdido a fim de minimizar o efeito dos danos causados pela pandemia para que juntos possamos reconstruir o cenário que possa favorecer a retomada da rotina de todos, com o máximo de dignidade.

As vidas perdidas não poderão ser resgatadas, mas, por elas, nós que resistimos ao vírus, vamos seguir em frente com o espírito de solidariedade reforçado. Precisamos manter o foco na construção de um mundo melhor, apesar das surpresas indesejadas, dos que insistem em agir na contramão e dos que podem contribuir para o bem social, mas se limitam ao bem pessoal.

Que 2022 proporcione muita sabedoria, que é diferente de conhecimento, e que todos possamos recomeçar, com a virada do relógio mágico, cheios de determinação. E com muita saúde para interagimos com os novos 365 dias com muita alegria, apesar das provações e provocações.

Até breve.

Por Graça Leal

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem