Prefeitura de Três Rios inaugura a Casa do Autista


A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, inaugurou nesta quinta-feira (28) o Centro de Referência Especializado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, um espaço de garantia de direitos para as pessoas com autismo.

A Casa do Autista, instalada na Rua 15 de Novembro, no Centro, conta com uma equipe multidisciplinar responsável pelo acolhimento dessas pessoas, acompanhamento, fortalecimento de vínculos e possíveis encaminhamentos, exercendo um trabalho integrado entre Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Centro Especializado em Reabilitação (CER).

O local conta com Espaço Multisensorial, Salas de atendimento Multidisciplinar, Espaço de Convivência e Espaço do Movimento.

  
Durante a inauguração, a vice-presidente da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Três Rios, Sandra Viana, emocionou-se ao falar sobre a Casa do Autista.

“Há muitos anos lutamos pela causa autista. Hoje é um sonho realizado nesse lugar. O amparo, o carinho, o acolhimento. É uma grande conquista. Agradeço ao prefeito Joa, ao secretário Pedro Brasil e à subsecretária Claudilene Pereira pelo olhar para o autismo”.



O prefeito Joacir Barbaglio, que fez questão que as mães descerrassem a placa de inauguração, falou sobre a importante conquista.

“A Casa do Autista vem a somar com toda a rede de apoio que existe no município. Em janeiro nossa equipe reuniu-se com as mães que por muitos anos ouviram somente promessas. O choro das mães de autistas por falta de atendimento chegou ao fim. Essas mães e seus filhos terão dignidade”, declarou o prefeito.

O evento contou também com a presença do vice-prefeito Jacqueson Martins Lima; da primeira-dama Simone Medina; do secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Brasil; da subsecretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudilene Pereira; do subsecretário Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Michel Gonçalves; da secretária de Educação, Ana Paula Oliveira; da secretária de Saúde de Três Rios, Izabel Mendonça; da coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Camile Pereira; do diretor médico, Caio Obeica; da chefe do CEJUSC Três Rios, Luiza Helena Corrêa; da coordenadora do Coegemas, Priscila Fontes; do representante do Sesc, Elvio Kamiyana; da secretária de Assistência Social de Paraíba do Sul, Elaine Cristina; e da presidente da Associação Luz do Amanhecer, Rosimar Reis.



Vereadores participam da inauguração

O presidente da Casa Legislativa Professor Erquinho, Ana Clara Araújo, Professor Anderson Muriçoca, Jaqueline Costa e Gustavo Carvalho conheceram o espaço voltado para os autistas e famílias.


"Através de uma medida do prefeito Joa e do secretário de Assistência Social, Pedro Brasil, as famílias de autistas terão apoio e atendimento multidisciplinar. Uma grande conquista! Um ponto de apoio que vai transformar a vida dessas famílias", disse o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Erquinho.

"Não podemos deixar de parabenizar ao prefeito Joa; vice-prefeito Professor Jacqueson; secretário Pedro; subsecretária Claudilene Pereira; coordenadora Camile; coordenadora Lauren, e toda equipe por toda dedicação pelo social. Fazer mais por quem pode pouco, essa é a nossa meta", finalizou Professor Erquinho. 

Secom PMTR/ Assessoria CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem