Padroeira dos pobres e endividados é celebrada hoje, dia 16


Fiéis católicos celebram neste sábado, 16 de outubro, o dia dedicado à Santa Edwiges, a padroeira dos pobres e endividados.

Nascida no período Medieval, em 1174, Edwiges era de família nobre e rica.

Aos 12 anos, casou-se com Henrique, duque europeu. Tornou-se então princesa da Silésia, país de Lebuska, atual Polônia. Educada no catolicismo e dona de uma fé inabalável, Edwiges visitava famílias em condições de miséria em socorro para cada uma delas.

Durante as visitas, via que as famílias tinham problemas com a falta de dinheiro. Endividados, muitos eram presos e suas famílias ficavam abandonadas.

Edwiges pagava as dívidas dos presidiários com o dinheiro de seu dote. Na época, a família da noiva oferecia um dote ao noivo mas, no caso de Edwiges, o marido deixou que ela usasse o dinheiro como quisesse.

Depois de sua morte, alguns milagres foram reconhecidos pela Igreja Católica, que a declarou santa em 1267. Até hoje, seu corpo é venerado no Convento de Trébnitz, na Polônia, e existem igrejas no mundo inteiro dedicadas à santa.

Confira a programação que será realizada na Comunidade de Santa Edwiges, no bairro Cidade Nova, em Três Rios:

10h - Santa Missa dos Devotos

18h - Procissão

18h30 - Terço Mariano

19h - Santa Missa


Oração - Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o Socorro dos Endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso: (fazer o pedido).

Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém. (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e Glória ao Pai.)

Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem