Engenheiro Paulo de Frontin sedia teste para o Censo 2022

O Censo 2022 está marcado para os meses de junho, julho e agosto do próximo ano. Em razão disto, o IBGE realizará, durante os meses de novembro e dezembro de 2021, um teste nacional para verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à covid-19 que serão utilizados no Censo 2022.

Em todas as 27 unidades da federação (estados e DF), foram escolhidos bairros, distritos, municípios ou comunidades, para serem percorridas pelos recenseadores do IBGE.

No Rio de Janeiro, o teste será realizado em Engenheiro Paulo de Frontin, município do interior do estado. Serão 34 recenseadores percorrendo todos os 80 setores do município.

Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo todos os protocolos contra a Covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel.

Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.

Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.

Com informações do IBGEfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem