Setembro Amarelo: como fazer da rede uma aliada


A campanha Setembro Amarelo, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, tem por objetivo a prevenção do suicídio, através de debates e informações que ajudam a eliminar o preconceito acerca do tema, contribuindo para a conscientização e a busca de soluções.

Neste nosso mundo globalizado, em que a tecnologia domina o cotidiano (muitas vezes de forma equivocada) é justo que nos apropriemos da comunicação e das ferramentas digitais para compartilhamento de dados e iniciativas positivas, maximizando assim seu alcance.

Partindo desta premissa, durante todo o mês, vamos mobilizar o presente espaço trazendo notícias, dados e dicas úteis para colaborar com a iniciativa. Hoje, indicações de como fazer da rede uma aliada na procura por suporte:

Terapia virtual – desde 2012, a modalidade é permitida pelo Conselho Federal de Psicologia, tendo a prática aumentado exponencialmente durante a pandemia. Para quem pensa em procurar atendimento online, uma observação: não deixe de checar se o profissional está inscrito no Cadastro Nacional de Psicólogos.

Aplicativos – sem substituir o apoio profissional, alguns apps podem servir como complemento no combate à ansiedade e na promoção do bem-estar, entre os quais o Querida Ansiedade (com vídeos e textos de auxílio) e o Cíngulo (com autoavaliações e diário emocional).

Grupos: as redes sociais possuem inúmeros grupos e comunidades de acolhida, como por exemplo o Apoio Emocional <3, do Facebook, com postagens voltadas à autoajuda e ao autoconhecimento.

Música: para espantar a tristeza e levantar o moral, ouça a playlist 50 músicas para aquecer a alma, disponível no perfil Spotify da UFJF, e deixe as canções embalarem seu coração.

#BomFimDeSemana
Por Daniele Barizon
Imagem: Nercília Marins


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem