Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição completa um mês sem óbitos por Covid-19



O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, de Três Rios, completou nesta quarta-feira (15), um mês sem registro de mortes por covid-19. O número de internações também apresentou uma redução significativa.

Em agosto, foi registrada uma queda de quase 80% do volume de internações em comparação com o mês de março deste ano, quando o hospital contabilizou o maior número de pacientes internados desde o início da pandemia em 2020.

O médico infectologista do HCNSC, Antonino Adriano Neto, avalia que essa redução do número de óbitos, assim como de internações e de atendimentos, é um possível reflexo do avanço da imunização em Três Rios e do trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde.

“Grande parte da nossa população já foi vacinada e isso com certeza vem sendo fundamental para que possamos avançar ainda mais no combate ao novo coronavírus. É também um feito que mostra que os nossos profissionais de saúde têm desenvolvido um trabalho de excelência”, comenta ele.

Além de reforçar a importância da imunização, o infectologista destaca que é essencial prosseguir com os protocolos recomendados de saúde, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento seguro.

“Apesar dos bons números de recuperados e da ausência de óbitos, a pandemia infelizmente ainda não acabou e novas variantes da covid-19 já circulam por aí. O uso de máscaras e o distanciamento social ajudam a reduzir a chance de se expor ao vírus ou de transmiti-lo a outras pessoas, mas essas medidas não são suficientes. Por isso, precisamos continuar fazendo a nossa parte nos protegendo e, consequentemente, protegendo o próximo”, completa o infectologista.

Durante a pandemia, o HCNSC vem colocando em prática ações especialmente pensadas para o tratamento humanizado dos pacientes internados com covid-19 e para os profissionais que cuidam deles.

Dentre elas, as videochamadas com familiares, que permitem que os pacientes em isolamento reduzam a saudade dos seus entes queridos e os tranquilizem quanto ao seu estado de saúde, além de cartazes, cartinhas e áudios com mensagens das famílias que as enfermeiras mostram para os pacientes, para que eles se sintam acolhidos e confortados mesmo distantes.

Para os profissionais de saúde na linha de frente no combate à pandemia, um quadro de mensagens de incentivo e apoio foi criado para homenagear e demonstrar solidariedade com os colegas de profissão. “Essas são pequenas ações que não nos custam nada, mas que fazem uma grande diferença na vida dessas pessoas”, comenta o médico.

Assessoria HCNSC
Imagem: Divulgação Assessoria HCNSC
full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer