Compositor de Vassouras vence, em parceria, disputa de samba na São Clemente

James Bernardes (em primeiro plano) com alguns dos compositores da parceria vitoriosa

O compositor de samba de enredo vassourense, James Bernardes, 35 anos, professor de educação física, venceu a disputa de samba de enredo na escola de samba carioca São Clemente para o Carnaval 2022.

A amarelo e preta do bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio, vai desfilar no dia 27 de fevereiro (domingo) e homenagear o ator e humorista niteroiense Paulo Gustavo, morto em maio desse ano, vitimado pela covid-19, após ficar mais de 50 dias internado.

O enredo "Minha vida é uma peça", é de autoria do carnavalesco Milton Cunha, que apenas assina o tema. Todo o carnaval da São Clemente está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, profissional estreante no Grupo Especial carioca.

A parceria vencedora tem, além de James Bernardes, os compositores Cláudio Filé, Arlindinho Neto, Braguinha, Colaço, Marcus, Lopes, Caio, Tinguinha, Danilo, Gustavinho, Kaike Vinicius e Igor Leal.

A disputa teve três finalistas e a obra vitoriosa foi anunciada na tarde desta terça-feira (28), durante disputa que está sendo gravada pela Rede Globo para exibição nos próximos dias do programa "Desafio do Samba".

"Nós fizemos o samba em uma semana. O enredo era Ubuntu e mudou para a homenagem a Paulo Gustavo. Foram dois encontros e, desde quando terminamos o samba, nós tínhamos certeza que havíamos acertado a mão e que estávamos no caminho certo para essa vitória na São Clemente, que por mim era aguardada há anos. Fizemos alguns acertos por Whatsapp e a disputa foi muito bonita", revelou o compositor de Vassouras.

A final não é novidade para James, que começou a participar das disputas no Rio quando tinha 18 anos, em 2003, no Salgueiro.

Desde então, já foram cerca de mais de 15 finais no Rio e três em São Paulo, com sambas vencedores na União de Jacarepaguá (2010/12/13/14 e 15), na Alegria da Zona Sul (2016/17/18/19) e na Império da Tijuca em 2019.

Em Três Rios ele já conquistou três sambas no Bom das Bocas e ganhou três Troféus Ziriguidum. Um deles em 2020, quando assinou, em parceria, o samba de enredo da Mocidade Independente de Vila Isabel.

O compositor também assinou, no mesmo ano, o samba de enredo do Sonhos de Mixyricka, que ele mesmo cantou na avenida, e um ano antes ganhou o samba-exaltação ao Bom das Bocas em 2019. O compositor está na disputa de samba de enredo da Mocidade da Vila, buscando o bicampeonato.

James Bernardes é um entusiasta do samba e do carnaval. Em Vassouras chegou a produzir dois CDs da folia local, onde tem há 15 anos o já tradicional bloco Caçarola.
Confira a letra do samba de enredo:

O CÉU ME SORRIU

A IRREVERÊNCIA ME CHAMOU, EU VOU

IMORTAL É NOSSA RELAÇÃO

A BENÇÃO LHE DOU, NUM GESTO DE AMOR

PRA VOCÊ VESTIR

PRETO E AMARELO E SORRIR

ATUAR COM OTELO E DERCY

PRA PLATEIA VIBRAR, GARGALHAR, DELIRAR

NA PRÓXIMA CENA, NO PRIMEIRO PLANO

NEM SÓ MARCELINA, NEM SÓ JULIANO

MILHÕES DE HERDEIROS

ANUNCIANDO A MÃE DE TODO BRASILEIRO



DONA HERMÍNIA MANDOU AVISOU QUE PODE

SAMBAR NA AVENIDA E DIZER NO PÉ

MULHER COM MULHER TUDO BEM

HOMEM COM HOMEM TAMBÉM

O NEGÓCIO É AMAR ALGUÉM



DE”THALES” O AMOR VENCEU

O SENTIMENTO MAIS FIEL

SEMENTE QUE GEROU ROMEU

SEMENTE QUE GEROU GAEL

EXEMPLO DE ATITUDE PRA UMA NOVA GERAÇÃO

CORRENTE DE AMIZADE SEMPRE EM ALTA TENSÃO

VAI QUE COLA ESSE MEU DESPEDAÇADO CORAÇÃO

AH CORAÇÃO!!!

SOU EU A PRIMEIRA PLATÉIA

DIVINA “IDEA”, DEI LUZ AO SEU BRILHO

A NOSSA VIDA É UMA PEÇA

GRAÇAS A VOCÊ MEU FILHO



SÃO CLEMENTES, AQUELES QUE AMAM QUE CUIDAM QUE SENTEM

MOSTRANDO A CARA DA NOSSA GENTE

“RIR É RESISTIR SEGUIR EM FRENTE”

PAULO GUSTAVO PRA SEMPRE!

Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem