Três Rios avança na realização de exames e consultas



O Governo Municipal assumiu a secretaria de Saúde com uma série de desafios. Entre eles, a demanda reprimida de exames e consultas, que se acumulava desde os dois anos anteriores. Ao todo, 6.815 pacientes aguardavam exames de média e alta complexidade e 11.800 estavam em espera de consultas com especialistas, ou seja, 18.615 pessoas.

Com o intuito de acabar com essa situação, o Governo tem trabalhado para zerar esses números. Para isso, uma das escolhas da secretaria de Saúde neste ano está na gestão descentralizada, que consiste na maior participação das Unidades de Saúde de cada bairro fazendo agendamentos, marcações e, assim, facilitando o acesso do cidadão aos serviços especializados.

Outra importante ação é o “Saúde no seu Bairro”, implantado desde maio. O Programa possibilitou que o governo diminuísse e até zerasse as filas de espera de alguns exames e consultas, como é o caso de mamografia, densitometria e raio X, que tinham uma fila de espera de 60 dias para agendamento e, hoje, agenda-se no mesmo dia.

O mesmo ocorre quando se fala em consultas especializadas. No caso da ortopedia, havia 1474 pacientes na fila, com encaminhamentos de 2020 e 2019, e atualmente todos podem consultar e agendar exames para a mesma semana.

O mesmo acontece com exames de sangue. Se antes eram de até 90 dias de espera, hoje a secretaria consegue agendar dentro do mesmo mês e, em algumas Unidades, no mesmo dia da consulta.

Números poderiam ser maiores se não houvesse ausência de pacientes sem comunicação prévia


No entanto, todo o esforço poderia ter sido ainda mais impactante se não houvesse um absenteísmo - ato de não comparecer aos procedimentos agendados sem comunicação prévia. Para se ter um exemplo, de cada 100 agendamentos, apenas 40 são concluídos. Em 60 deles, o paciente não comparece para concluir o ciclo consulta, exame, laudo e retorno ao médico, o que tem gerado dificuldade na promoção de um diagnóstico rápido e tratamento eficiente. Inclusive, é importante destacar que a ausência não permite tempo hábil para a substituição.

Sendo assim, essa ação impossibilita o município e a população atingirem números ainda maiores, garantindo mais qualidade de vida aos trirrienses.

Como cancelar o Agendamento

Em caso de não comparecimento, a orientação da secretaria de Saúde é que o usuário cancele seu agendamento com 48 horas úteis de antecedência, na Unidade de Saúde onde foi feito o agendamento. Não é necessária a presença do paciente para realização do cancelamento. Basta ligar e fazer o procedimento.

Importante destacar que a alta incidência de ausências a esses agendamentos não somente compromete os horários, que poderiam servir para outras pessoas, como a oferta de vagas.

Além disso, quem não comparece às consultas ou exames acaba sendo um dos maiores prejudicados, pois tem um atraso no diagnóstico de uma possível doença, o que dificulta o tratamento adequado do paciente.

Portanto é imprescindível que o paciente compareça e realize os devidos exames para a continuidade do tratamento e, caso haja impossibilidade de comparecer, que ele avise com antecedência.

Saúde de destaque nas marcações de consultas e exames

Mesmo com as adversidades, a secretaria de Saúde tem alcançado êxito em uma série de ações na área da saúde. Entre elas, as próprias filas de exames e consultas. Isso porque exames de mamografia, densitometria, sangue e raio-x, por exemplo, tiveram as filas zeradas na cidade. Essa conquista foi possível devido à descentralização da marcação de exames, juntamente com o Programa “Saúde no seu Bairro”, que percorre todas as localidades do município com um caminhão, realizando consultas e exames das mais variadas especialidades.

A secretária de Saúde Izabel Mendonça explica que, a partir de agora, não existem mais demandas reprimidas. Segundo ela, “o que existe são as demandas operacionais, aquelas solicitadas durante os atendimentos médicos do mês”. 

Secom PMTR

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem