Gabinete Itinerante é realidade em bairros de Três Rios


Eleita para o primeiro mandato – e como segunda candidata mais votada –, a vereadora Bia Bogossian (PSB) está inovando com a implantação do gabinete itinerante. O projeto, que leva a equipe da parlamentar aos bairros de Três Rios, tem como objetivo ouvir os moradores e conhecer as demandas de cada comunidade.

Promessa de campanha de Bia Bogossian em 2020, a ideia foi colocada em prática já nos primeiros meses de mandato. A visita inaugural da vereadora foi feita ao bairro Vila Verde, região mais afastada e pouco conhecida da cidade.

Nas redes sociais, a vereadora explicou a dinâmica da localidade, que fica próxima a Areal, cidade vizinha. “Vila Verde é um bairro que territorialmente pertence a Três Rios, mas a maior parte das pessoas que moram aqui tem a vida em Areal. A gente veio aqui pra ouvir a população e ver como a gente pode ajudar”, disse.

As visitas aos bairros são feitas semanalmente. Desde o final de junho, quando o projeto foi iniciado, a vereadora já esteve outras cinco localidades: Pilões, Vale da Cachoeira, Caixa D’água, Barros Franco e Mirante Sul.

O Gabinete Itinerante, no entanto, é só umas das vias pelas quais Bia Bogossian tem buscado se aproximar da população trirriense. A vereadora disponibilizou também um canal através do aplicativo ‘Tem Meu Voto’, que pode ser acessado pelo celular. Nele, além de o eleitor poder enviar mensagens sobre problemas de seu bairro, é possível também acompanhar os projetos de lei em votação na Câmara.

Embora o Gabinete Itinerante e o aplicativo Tem Meu Voto sejam, hoje, as principais ferramentas de Bia Bogossian para oferecer suporte aos trirrienses, a vereadora mostrou logo cedo que o contato circunstancial com a população também é importante. Em janeiro deste ano, quando diversas comunidades de Três Rios sofreram as consequências das fortes chuvas, Bia também se fez presente.

À época, a vereadora deixou clara sua preocupação. “Esse é um papel que eu estou cumprindo como cidadã trirriense. Como vereadora, minha principal função é entender quais são as demandas da população neste momento de calamidade e levá-las para o Executivo trirriense”, explicou.

Na ocasião, Bogossian solicitou medicamentos à secretária municipal de saúde, Isabel Mendonça, e esteve com responsáveis do governo estadual em busca de apoio, dentre eles o secretário estadual de meio ambiente, Thiago Pampolha, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o secretário estadual de infraestrutura, Bruno Kazuhiro, e o próprio governador do RJ, Cláudio Castro. Todas as solicitações da vereadora foram atendidas.

Os êxitos de Bia Bogossian se estenderam também à sua legislatura na Câmara Municipal. O primeiro projeto de lei proposto pela vereadora, que dizia respeito ao incentivo às RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) em Três Rios, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Tais reservas garantem benefícios tanto ao município – como a preservação de áreas naturais – quanto a proprietários de terras – como a isenção de impostos.

Além de ser apresentado na Câmara, o projeto foi apresentado também à população através das redes sociais da vereadora, de onde Bia Bogossian costuma discursar aos seus seguidores com uma linguagem compreensível, sempre expondo com clareza os bastidores de sua vereança e do Legislativo Municipal.

Desde o começo do mandato, Bia já criou conteúdos de todos os tipos: comentou a cerimônia de posse, convidou os trirrienses para acompanhar as sessões legislativas e fez lives com figuras importantes para a cidade. Além disso, tem explanado as decisões tomadas na Câmara e mostrado, inclusive, as visitas feitas por seu gabinete aos bairros.

No Instagram, o perfil da vereadora é o @biabogossian e no Facebook a página está disponível em fb.com/BiaBogossian.

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem