Audiência Pública reúne profissionais que trabalham na rede de apoio e proteção às mulheres



A convite da vereadora Ana Clara Araújo, todos os setores da sociedade estiveram reunidos para tratar o assunto. De acordo com a Polícia Civil, 40% das ocorrências no município ainda são de violência contra a mulher

A Casa Legislativa trirriense sediou na última quarta-feira (25) a primeira audiência pública reunindo a rede de apoio e proteção às mulheres que sofrem violência. Convocada pela vereadora Ana Clara Araújo, o encontro que reuniu profissionais que prestam atendimento e suporte às mulheres, também contou com a presença dos vereadores Gustavo Carvalho, Telmo Cardoso, Jonas Mascarenhas Macedo (Jonas Dico), Professor Flavio Duarte, Anderson Bento de Medeiros (Professor Anderson Muriçoca), Beatriz Bogossian (Bia Bogossian), Robson de Oliveira (Robson dentista) e o presidente Ércules Monteiro (Professor Erquinho).

“Reunir quem presta os primeiros atendimentos às mulheres vítimas de violência e quem dá o suporte posterior é muito importante, porque assim, conseguimos identificar onde podemos e precisamos melhorar. Além de reforçar toda conscientização preventiva que já vem sendo realizada pelo estado e município, precisamos intensificar nossas ações e, assim, diminuir este índice que ainda é bem significativo”, resumiu a vereadora Ana Clara Araújo, proponente da audiência.

Também participaram do encontro: o prefeito Joacir Barbaglio Pereira (Joa); a coordenadora do Programa Flor de Lóthus, dra Ellen de Freitas Barbosa; secretária de Educação de Três Rios, Ana Paula Azevedo; secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Henrique Brasil; a equipe do Programa Patrulha Maria da Penha, do 38º Batalhão da Polícia Militar; major Diego Bandeira da Costa – representando o comandante; delegado da 108ª DP, doutor Cláudio Teixeira; representantes de diferentes setores da Saúde, Educação e Assistência Social.

Os profissionais abordaram o trabalho preventivo e de conscientização realizado nas escolas, entendendo que os alunos são multiplicadores das informações. Também foi a abordado a atuação da Saúde e Assistência Social.
 

“Foi um encontro muito produtivo. E, embora estejamos enfatizando esse trabalho preventivo, entendemos que muitas coisas ainda precisam mudar. Segundo o delegado responsável pela 108ª Delegacia Policial, 40% das ocorrências registradas ainda são de violência contra a mulher. Precisamos identificar estas mulheres, precisamos ajudá-las e, essa audiência pública também serviu para isso: alinharmos políticas públicas em favor das mulheres”, disse a vereadora Ana Clara.

Durante o encontro o secretário de Assistência Social falou sobre investimentos na área, com a aquisição de um veículo para realização deste trabalho preventivo; o funcionamento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM - que funcionará 24 horas a partir de outubro; acompanhamento e suporte às mulheres – inclusive com o estímulo de retorno ao mercado de trabalho.

Idealizadora do Programa Flor de Lóthus, a juíza doutora Ellen de Freitas, ainda sugeriu a elaboração de um projeto de lei criando a Ronda Maria da Penha. Aprovado em outros municípios da região, o objetivo é que a Guarda Civil Municipal seja capacitada e atenda às mulheres em situação de violência, dando suporte ao serviço prestado pela Polícia Militar.

Assessoria CVMTR
Imagens: : Divulgação Ass. CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem