Conselhos Municipais de Saúde de Três Rios e Areal têm representantes do CREF1


Representantes do CREF1 nos conselhos municipais de saúde de Três Rios e Areal 


As Comissões do Conselho Regional de Educação Física (1ª Região), que abrange os estados do Rio e Espírito Santo, designaram quatro nomes para os Conselhos Municipais de Saúde dos municípios de Três Rios e Areal para o biênio 2020/2021.

Em Três Rios, foram designados os profissionais de educação física, Neumar Antônio Cândido (titular) e Isabela Leal Vieira (suplente). Em Areal, Valber Moraes Garcia (titular) e Sandro Maurício Rempto (suplente).

Vale ressaltar que essa comissão (a do CREF1) é formada por profissionais qualificados, registrados e em pleno gozo de suas funções com direitos e deveres, atuando de forma voluntária.

Desta forma, os profissionais de educação física passam a ter uma participação ainda mais importante nesses conselhos de saúde, no âmbito municipal, diante do conhecimento em suas ocupações e também das questões avalizadas pelas comissões do CREF1, englobando planejamento e propostas, para a saúde e bem-estar da população dessas cidades.

Em fevereiro do ano passado, a formalização da atuação dos profissionais de educação física na área da saúde em todo o país, concretizou uma reivindicação antiga da categoria com reconhecimento da sociedade diante da importância das atividades físicas e esportivas na saúde de todos os cidadãos brasileiros, conforme a inclusão na CBO- Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego, sob o código 2241-40, da atuação dos Profissionais da Educação Física na área da saúde, o que garante mais uma vitória de anos de luta do Sistema CONFEFS (Conselho Federal de Educação Física)/CREFS e também demonstra um importante reconhecimento da profissão.

Anterior a esta formalização por parte do Ministério do Trabalho, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) já contavam com a expertise desses profissionais em suas frentes.
"É com satisfação que falo em nome da comissão de voluntários Profissionais de Educação Física, que estamos conseguindo dar mais um passo rumo aos nossos objetivos, como comissão, que é poder ajudar, agora, como membros efetivos dos Conselhos Municipais de Saúde, à população a alcançar uma melhor qualidade de vida, através do exercício orientado. Ter a chance de participar dos projetos de políticas públicas, voltadas à saúde e o bem-estar das pessoas do nosso município e da região", comenta o professor Neumar Cândido, de Três Rios.

"Entre as conquistas sugeridas pela comissão estão a Lei da Essencialidade (reconhecendo a prática de atividade física e do exercício físico) nos municípios da região Centro Sul Fluminense, Vacinação contra a covid-19 dos profissionais de Educação Física como Profissionais de Saúde, divulgação de cursos e seminários on-line, articulação para registros de novos profissionais e revalidação da carteira profissional, além da própria conquista das cadeiras nos Conselhos Municipais de Saúde", destaca o professor Valber Moraes, de Areal.

Imagem: Reprodução
full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem