9 de julho: Três Rios comemora hoje o Dia Municipal da Cultura

Comissão de Frente do Bom das Bocas em 1994, com fantasia criada pelo artista

Nesta sexta-feira, 9 de julho, Três Rios comemora o Dia Municipal da Cultura, criado em 2006, no calendário oficial de Três Rios, através da lei nº 2.945, de autoria do então vereador Joacir Barbaglio Pereira (Joa), atual prefeito do município, sancionada na época pelo prefeito Celso Jacob.

A data foi escolhida em homenagem ao grande artista Wanderley José Rodrigues, o Mestre Leley, nascido em Paraíba do Sul, em 1924, que se consagrou na escola de samba Bom das Bocas como carnavalesco e criador de enredos desde que começou sua trajetória na agremiação em 1974.

O último título como carnavalesco de Leley foi em 1988, com o enredo "Esse Dourado Eldorado". O último carnaval feito pelo artista antes de sua morte foi em 1994, com o enredo "Folia de Reis - Do Rei Midas ao Rei Pelé".

Na agremiação verde e branca, como carnavalesco, Leley fez os seguintes enredos: 1974 (O Circo Chegou!), 1975 (Brasil em Três Tempos), 1976 (Palmares – Um sonho de Liberdade), 1977 (Das Lendas do Velho Chico ao Pavão Misterioso), 1978 (Fernão Dias Paes – O Caçador de Esmeraldas), 1979 (Da Catinga da Nêga ao Bom das Bocas), 1980 (Mãe Bahia das Mil Crenças), 1981 (Europa, França e Bahia), 1982 (Viagem Maravilhosa ao Mundo da Fantasia), 1984 (Quem não pode com mandinga, não carrega patuá), 1987 (O Mar de Minas Gerais), 1988 (Esse Dourado Eldorado), 1989 (Acredite se quiser), 1994 (Folia de Reis, do Rei Midas ao Rei Pelé).

Leley também colaborou com outras agremiações, como Independente do Triângulo e Sonhos de Mixyricka.

Mestre Leley projetou o Teatro Celso Peçanha, além de algumas residências em Três Rios, participou de rádio novela na Rádio 3 Rios AM, era músico, poeta (venceu um concurso de poesias do Sesc em 1973 com "Chuva nos Olhos"), compositor, pintor, escultor, jogador do América FC (de Três Rios), participou da fundação da Atlas - Academia Trirriense de Letras - e foi membro do Grupo de Amadores Teatrais Viriato Corrêa.

Wanderley Rodrigues foi eleito vereador em Três Rios, assessor especial do prefeito Joaquim José Ferreira e também foi chefe de gabinete do executivo municipal nos governos dos prefeitos Waldir Medeiros e Micheli Félix.
Figurino desenhado pelo artista para a escola de samba Bom das Bocas

O Teatro Celso Peçanha foi projetado por Mestre Leley

O artista no desfile do Bom das Bocas, no carnaval de 1981


full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem