Mais de 200 sirenes foram acionadas em diversos bairros de cidades fluminenses

O Governo do Estado atua com uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias para monitorar as condições meteorológicas em todo o território fluminense e agilizar respostas aos municípios atingidos pelas chuvas. Por meio do Comitê Permanente de Chuvas, equipes da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e de outros órgãos acompanham a situação em todo o estado de forma integrada e oferecem apoio às cidades mais afetadas nas regiões Costa Verde, Sul e Baixada Fluminense.
Duque de Caxias, na Baixada, foi o município que registrou maior volume de chuvas. No bairro Pantanal, o acumulado foi de 213,6 mm em 24 horas. A Defesa Civil Estadual está em contato permanente com a prefeitura do município, onde foram registradas ocorrências de inundações e alagamentos, sem vítimas. Itaguaí, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Rio Claro, Angra dos Reis e Mangaratiba também tiveram acumulados de chuvas superiores a 100 mm em 24 horas.
“Seguimos de prontidão, acompanhando as condições meteorológicas e os riscos hidrológicos para atender a população fluminense e agilizar as respostas aos municípios. Estamos atuando de forma integrada, em alerta máximo, com objetivo de agir rapidamente em situações emergenciais. É importante que os cidadãos fiquem atentos aos alertas das autoridades e permaneçam em locais seguros em caso de chuva forte”, declarou o governador Cláudio Castro.
Segundo a Defesa Civil, 265 sirenes foram acionadas para aviso de chuva em diversas localidades, incluindo: Barra Mansa (10), Barra do Piraí (15), Duque de Caxias (17), Magé (10), Petrópolis (22), Rio de Janeiro (155), Teresópolis (24) e São João de Meriti (12). Também houve mobilização pontual de sirenes em áreas com maior risco, totalizando cinco acionamentos adicionais, nos municípios de Duque de Caxias, Mangaratiba e Angra dos Reis.
Maquinário
A Secretaria de Estado das Cidades também integra a força-tarefa que acompanha a situação das chuvas no estado e mantém maquinário, além de equipes de fiscalização, engenharia e gestão de impacto social, em prontidão para eventual acionamento pelos municípios em decorrência das ocorrências climáticas.
Acionamento dos Bombeiros RJ
Os Bombeiros RJ estão em alerta, mobilizados para o atendimento a possíveis emergências. As equipes contam com apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves. Até o momento, a corporação foi acionada para 14 ocorrências relacionadas às chuvas, a maioria envolvendo cortes de árvores, inundações e alagamentos. Não há registro de acionamento para ocorrências com vítimas graves.
Em caso de emergência, a população deve ligar para os números 199 ou 193, ou entrar em contato com a Defesa Civil do município.
Monitoramento
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário. Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução

Postar um comentário