Redação
O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial da União, o edital do Programa Universidade para Todos (Prouni) com as regras e o calendário do processo seletivo do primeiro semestre de 2026. As inscrições começam no dia 26 de janeiro e seguem até 29 de janeiro, às 23h59, exclusivamente pela internet.
O cadastro deve ser feito pelo portal Acesso Único, com login do gov.br, usando CPF e senha. O resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro. A segunda chamada está prevista para 2 de março. Candidatos que não forem selecionados nessas etapas poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 25 e 26 de março, com divulgação do resultado em 31 de março.
Criado pelo governo federal, o Prouni concede bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. As bolsas podem ser integrais, com 100% de desconto na mensalidade, ou parciais, com abatimento de 50%.
Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2025 e obtido média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, além de nota maior que zero na redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não informou quando as notas individuais do Enem 2025 serão divulgadas.
Além do desempenho no exame, o candidato precisa atender a pelo menos um dos critérios relacionados à trajetória escolar ou à condição pessoal. Estão aptos a concorrer alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada como bolsistas integrais, além daqueles que fizeram parte dos estudos em cada rede, com ou sem bolsa. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública, neste caso exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia.
No momento da inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, informando instituição e turno, em ordem de preferência. O candidato deve ainda indicar se deseja concorrer pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas. As escolhas podem ser alteradas ao longo do período de inscrições, valendo sempre a última opção registrada. Ao final do prazo, quem estiver dentro da nota de corte aparece como pré-selecionado.


Postar um comentário