
Valber da Costa
A tradicional campanha Papai Noel dos Correios chegou a Três Rios com um formato voltado exclusivamente a crianças de instituições do município. A agência local selecionou três creches trirrienses para serem beneficiadas neste ano, e as cartinhas estão disponíveis para adoção na unidade da Praça São Sebastião, no Centro.
Cada agência do país define como participar da iniciativa. Em Três Rios, a decisão foi concentrar os esforços em instituições da cidade, permitindo que a população adote diretamente os pedidos das crianças atendidas pelas creches escolhidas.
Os presentes devem ser entregues na agência central até 5 de dezembro, prazo estipulado para que a logística de distribuição seja cumprida antes do Natal.
Tradição de 36 anos
Criada em 1989, a campanha nasceu de forma espontânea, quando empregados dos Correios passaram a responder e atender pedidos escritos em cartas por crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa ganhou dimensão nacional, transformando-se em uma das maiores ações de solidariedade do país.
Desde 2010, além das cartas enviadas espontaneamente, alunos de escolas públicas também passaram a participar formalmente da campanha, como forma de estimular o hábito da escrita, a criatividade e o desenvolvimento emocional.
Como participar
Os Correios reforçam que todas as doações são voluntárias, e a entrega dos presentes deve ser feita exclusivamente nas agências, não diretamente às crianças ou instituições. Em Três Rios, a adoção só pode ser feita presencialmente, diretamente nas cartas das três creches selecionadas. Cada uma escrita por uma criança e disponível para retirada na agência.
Quem quiser participar da campanha em outras cidades, ou contribuir em formato não presencial, também pode adotar cartinhas de outras regiões do país por meio da plataforma nacional: blognoel.correios.com.br.
Quem não tiver tempo de escolher uma cartinha, mas quiser participar doando presente, pode deixar em uma agência dos Correios participante. Entre os presentes mais pedidos estão: bola, boneca, carrinho, mochila, material escolar, kit de maquiagem e pelúcias.
Até o momento, em todo o país os Correios já disponibilizaram para adoção mais de 250 mil cartas que atendem os critérios da campanha. Desse total, já foram adotadas quase 107 mil. Podem participar crianças matriculadas em escolas da rede pública (até ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Também são recebidas cartas de crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social e de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade.
Em mais de três décadas de campanha, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas em todo o Brasil.


Postar um comentário