Três Rios e Miguel Pereira recebem encontro da Abadá-Capoeira com foco cultural e social




Redação

Entre os dias 2 e 4 de outubro de 2025, as cidades de Três Rios e Miguel Pereira, serão palco do “Batizado e Troca de Cordas Integrado 2025” da Abadá-Capoeira. O evento traz como temática “Toda Vida Importa” e “Você Não Está Só”, voltada ao combate ao suicídio, e reunirá capoeiristas de diferentes núcleos da região e convidados especiais.

A programação será diversificada, mesclando atividades técnicas, culturais e sociais. Entre os destaques, estão aulas com o renomado Mestre Cobra e o Mestrando Arpoador, rodas de capoeira, workshops e passeios turísticos pela cidade. Também haverá palestras sobre saúde mental, como a conduzida pelo diretor do Hospital Municipal de Sapucaia, Vitor Mateus, e pelo policial militar Anderson Silva, do Proerd, abordando o tema “Combate ao Suicídio: Você Não Está Só”.

No primeiro dia (2/10), em Três Rios, o evento começa com um aulão aberto na Praça do Céu, seguido pela cerimônia de batizado e troca de cordas. O encerramento da noite terá música com um show de pagode. Já na sexta-feira (3), os participantes terão a oportunidade de conhecer pontos turísticos locais, como o encontro dos três rios, além de aulas com os mestres. O sábado (4) contará com treinamentos específicos e um carnaval fora de época no centro da cidade.




Além da imersão técnica, o encontro busca reforçar o papel da capoeira como manifestação cultural, artística e social, promovendo união comunitária e a valorização da vida. A proposta integra a prática da arte com a reflexão sobre temas de grande relevância social, ampliando o alcance da capoeira para além do jogo e da roda.

Com supervisão do Mestre Camisa e organização local do Mestrando Jibóia e equipe, o evento pretende reunir praticantes de todos os níveis, fortalecendo os laços entre capoeiristas e aproximando ainda mais a comunidade através da cultura e da consciência social.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem