A cultura chinesa tem uma visão dos órgãos e tecidos completamente diferente da ocidental. A razão é que os chineses não vêem o corpo e a alma como entidades separadas como nós.
Na medicina chinesa cada órgão tem não só uma função fisiológica, mas também o emocional, intelectual e espiritual. Não considera o cérebro a sede da alma e do espírito e sim cada célula do corpo e também o campo magnético do organismo. Por conseguinte, os órgãos internos são entendidos como unidade corpo-alma-espírito. Não são definidos como formas anatômicas com funções fisiológicas simples.
Cada órgão é portanto, parte do conjunto da personalidade, e suas ações recíprocas com outros órgãos são de importância vital para a plenitude do sentir, pensar, querer e atuar. Por esse motivo os órgãos não são vistos como unidade funcional fisiológica, e sim como expressão das cinco forças elementares em intercâmbio constante ou seja, a madeira, fogo, terra, metal e água; pois esses elementos baseiam-se na visão de mundo que pretende conhecer e compreender o sentido das leis das relações e interações entre os diversos fenômenos da vida. Para eles o ser humano e a natureza não estão separados, e a filosofia, a religião, a psicologia, a medicina e a sabedoria dão as mãos para fazer surgir uma compreensão integrada do ser humano do meio ambiente, da saúde e da enfermidade do corpo e do espírito.
Sempre lembrando das nossas atividades do “Tai Chi” as 3ª e 5ª feiras das 14 às 15 horas no Entrerriense Futebol Clube!
+Inf.: (24) 98844-3377
Edgar Antunes
Terapeuta Holístico Credenciado:
Três Rios-RJ
Rua Izaltino Silveira, 1319 Cantagalo
Obs.: “Atendimento com hora marcada”
(Em frente a Guanapack)
Postar um comentário