Dia do Médico: profissional da saúde enfrenta mais desafios, mas ganha papel fundamental na contemporaneidade

Diretora Geral do HCNSC relembra trajetória e homenageia profissionais da saúde


No dia 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, data escolhida em homenagem à São Lucas, padroeiro da profissão. O dia comemorativo busca destacar o papel fundamental desses profissionais na sociedade, ainda mais se consideramos o cenário atual e seus desafios. Em um contexto de avanços da Inteligência Artificial, a medicina se reinventa, mas continua tendo como elemento mais importante o ser humano, o médico, o enfermeiro e os profissionais da saúde em geral.

A Diretora Geral do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, Dra. Mariana Reis, sonhava com a medicina desde a infância, mas quando recebeu o diploma e o CRM nunca imaginou que estaria à frente de um dos hospitais mais importantes da região Centro-sul Fluminense. "Hoje, estar à frente de um Hospital da Rede Santa Catarina, estratégico para a região, com atendimento para um público com necessidades de saúde pública é uma missão importante. Venho buscando integrar nossa Rede junto ao ente público para garantirmos a assistência com base nos nossos valores do cuidado e da assistência com dignidade", afirma a Dra. Mariana.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 635 mil médicos em atividade, revelam dados da Demografia Médica no Brasil 2025. É uma taxa de 2,98 médicos por 1000 habitantes, abaixo ainda do recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (3,7 profissionais por mil habitantes). Entretanto, esse número só tende a crescer, sendo que até 2035 serão mais de um milhão de médicos atuantes no país.

A Diretora afirma que são muitos os desafios da medicina contemporânea: do embate entre gerações e de novas tecnologias até o acesso quase imediato à informação. “O ser humano ganha cada vez mais centralidade no acolhimento e nas relações. Sua importância será cada vez maior”, completa.

Portanto, a busca pelo equilíbrio entre inovação tecnológica e humanização é constante na medicina contemporânea, tendo como foco principal ainda no pensamento crítico do médico e nas relações humanas. “Que possamos buscar o equilíbrio, com a aprendizagem intergeracional, aproveitando as novas tecnologias e utilizando o pensamento crítico e as relações interpessoais para colocar o paciente no centro do cuidado. Assim, nós, os médicos, vamos entregar valor para todos os envolvidos: do paciente à família, das equipes de saúde à sociedade”, conclui a Dra. Mariana Reis.

Neste Dia do Médico, celebra-se não só uma profissão, mas uma vocação que exige constante aprimoramento, empatia e compromisso inabalável com a vida e o cuidado. Os médicos são a linha de frente da saúde, enfrentando desafios diários com coragem e dedicação, visando garantir o bem-estar e a dignidade da vida humana. Assessoria HCNSC

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem