Cláudio Castro amplia em 400% programa de apoio a mulheres com câncer de mama no RJ


Foto: Rafael Campos


Redação

O governador Cláudio Castro anunciou nesta segunda-feira (20) a ampliação do Programa Navega RJ, que oferece acompanhamento individualizado a mulheres com câncer de mama. Com investimento anual de R$ 1,2 milhão, o projeto passa a atender 1,5 mil pacientes — um aumento de 400% em relação às 300 anteriormente assistidas.

Criado em 2017 pela Secretaria de Estado de Saúde, o Navega RJ funcionava apenas no Hospital da Mulher HeloneidaStudart, em São João de Meriti, e agora foi estendido para as unidades Rio Imagem Centro e Baixada. O programa é pioneiro no modelo público de “navegação de pacientes”, em que profissionais especializados orientam e acompanham a mulher desde o diagnóstico até o fim do tratamento.

Segundo o governador, a ampliação garante “acolhimento e rapidez” no atendimento. Já a secretária de Saúde, Claudia Mello, destacou que o programa “reduz a perda de seguimento e melhora o cuidado em um momento de vulnerabilidade”.

A equipe do Navega RJ é composta por médicos mastologistas, navegadores (assistentes sociais e enfermeiros) e coordenadores que oferecem suporte médico, social e emocional. Desde sua criação, o programa já acompanhou cerca de mil mulheres.

Além da ampliação do Navega RJ, o governo estadual investe na construção de dois hospitais oncológicos — em Nova Iguaçu e Nova Friburgo. O Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada), com 83% das obras concluídas, terá capacidade para 5 mil atendimentos ambulatoriais, 300 cirurgias e 340 internações mensais, com investimento de R$ 87,3 milhões. Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem