São Carlo Acutis: um jovem para as juventudes - Coluna Padre Medoro






O primeiro domingo de setembro, celebrando a abertura do Mês da Bíblia, sob o tema “A Esperança não decepciona”, teve a Palavra Viva nos testemunhos dos jovens Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati para as juventudes do nosso tempo.Nessa semana falamos sobre São Carlo Acutis.

O Papa Leão XIV canonizou o jovem Carlo Acutis no dia 07 de setembro. A sua canonização foi celebrada com imensa alegria por fiéis em todo o mundo, especialmente por jovens, educadores e evangelizadores digitais. Carlo é o primeiro “millennial” a ser elevado às honras dos altares — um jovem que viveu a santidade no quotidiano da vida, em meio à cultura digital e à realidade urbana do século XXI.

Nascido em 3 de maio de 1991, em Londres, e criado em Milão, na Itália, Carlo teve uma infância marcada por um precoce amor pela Eucaristia e pela Virgem Maria. Desde os quatro anos, demonstrava grande interesse pelas coisas de Deus. Sua formação na fé teve impulso inicial por meio de sua babá polonesa, Beata, que lhe ensinou as primeiras orações. Impressionava a todos com a maturidade espiritual que, desde cedo, o levava à Missa diária, à adoração eucarística e à oração do Rosário.

Apesar de ser um garoto como tantos outros — apaixonado por futebol, videogames e informática —, seu coração ardia pelo Evangelho. Ao invés de usar a tecnologia apenas como distração, Carlo decidiu evangelizar. Dizia: "Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias", incentivando os jovens a serem autênticos discípulos de Cristo.

Carlo compreendeu desde cedo o poder dos meios digitais. Com apenas 11 anos, iniciou um ambicioso projeto de catalogação dos milagres eucarísticos pelo mundo. Criou um site e elaborou uma exposição que já percorreu mais de 100 países. Seu objetivo era simples, mas profundo: levar as pessoas a reconhecerem a presença real de Jesus na Eucaristia. “A Eucaristia é a minha estrada para o Céu.”, afirmava o jovem santo Carlo Acutis.

Mas Carlo não era só um “gênio da informática”. Sua espiritualidade era concreta. Reunia as sobras de comida em casa para distribuir aos pobres nas ruas de Milão, doava seus próprios recursos aos necessitados, e recusava o luxo. Um exemplo disso é seu costume de se irritar quando queriam comprar-lhe um segundo par de sapatos: achava desnecessário. Evangelizador digital e amigo dos pobres!

Convertia com o exemplo. Um imigrante que trabalhava para sua família testemunhou que se converteu ao catolicismo vendo o modo como Carlo vivia com fé simples, coerência e amor desinteressado.

Aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com leucemia fulminante. Ao perceber a gravidade de sua doença, ofereceu todos os seus sofrimentos pela Igreja e pelo Papa. Disse: “Ofereço os sofrimentos que deverei sofrer ao Senhor, pelo Papa e pela Igreja, para não ir ao Purgatório e ir direto ao céu”.

Morreu no dia 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos, deixando um exemplo de fé luminosa e madura, própria de um verdadeiro santo. Seu funeral foi marcado pela presença de muitos pobres, desconhecidos da família, mas que haviam sido ajudados silenciosamente por ele.Carlo Acutis: uma vida breve, uma luz duradoura!

O processo de beatificação teve início em 2013. Em 2018, foi declarado Venerável pelo Papa Francisco. Sua beatificação ocorreu em 10 de outubro de 2020, na Basílica de São Francisco, em Assis. O milagre reconhecido foi a cura de um menino brasileiro de Campo Grande (MS), que sofria de uma rara anomalia no pâncreas e foi curado após rezar pela intercessão de Carlo.Desde então, o jovem santo reconhecido como padroeiro da internet e modelo de santidade para os jovens da era digital.



Medoro, irmão menor-padre pecador!

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem